O significado da palavra “OSS” 

 

 

Algumas pessoas erroneamente atribuem o "Oss" a abreviação de Ousadia, Superação e Sucesso. Apesar de ser uma tradução criativa e que se encaixa bem para o ambiente de luta, o real significado não tem nada a ver com isso.

 

OSS é uma expressão fonética criada na Escola Naval Japonesa, e é usada universalmente para expressões do dia-a-dia, um cumprimento como “sim”, “por favor”, “obrigado” etc.…

 

Além disso, o Oss é uma demonstração de respeito, não por hierarquia, mas pela admiração, pelo prazer da companhia, por simpatia, confiança e respeito também por si mesmo.

 

“Oss” pode ser ”Tenha Garra!“, onde mostramos nosso respeito e força, por isso nunca devem ser pronunciadas ao vento, sem um motivo certo ou mesmo sem que o corpo todo envie essa energia de motivação.

 

Atitude, postura, estado de espírito são fundamentais para que toda a energia do “OSS” seja expressada corretamente.

  

OSS (cuja transcrição exata do japonês é OSU) é uma expressão fonética formada por dois caracteres. O primeiro caractere "osu" significa literalmente "pressionar", e determina a pronúncia de todo o termo. O segundo caractere "shinobu" significa literalmente "suportar".

 

A palavra OSS implica em pressionar a si mesmo ao limite de sua capacidade e suportar. OSS significa, de uma maneira mais simples, "perseverança sob pressão". É uma palavra que por si só resume a filosofia do Karate. Um bom praticante de Karate é aquele que cultiva o "espírito de OSS".

 

OSS não deve ser dito de forma relaxada, usando apenas a garganta, mas, como tudo no Karate, deve ser pronunciado usando o "hara" (tanden). Pronunciado durante o cumprimento, OSS expressa respeito, simpatia e confiança no colega. OSS também diz ao Sensei que as suas explicações foram compreendidas, e que o estudante irá fazer o melhor para segui-las.

 

Fontes consultadas:

 

• N. Artan e B. Lowe, The Young Lions of Mas Oyama’s Kyokushin Karate Headquarters, Honolulu HI Bobby Lowe, 1985.

•Schlatt, The Shôtôkan-Karate Dictionary, Schlatt Books, 2001.



Exibir todas as matérias de Artes Marciais