O bairro Paupina e seu crescimento

 

 

 

Como tudo começou.

 

O bairro da Paupina é o sétimo em tamanho da Capital: tem quase 8 quilômetros quadrados e cerca de 21.500 moradores. Os terrenos ainda são pouco povoados, por ser uma área na saída da Cidade. Mas tem muita gente que guarda uma longa história no bairro. Segundo o historiador jesuíta Serafim Leite, citado por Aires de Montana na "Revista do Instituto Histórico do Ceará", a palavra Paupina seria a aglutinação do nome de Padre Pinto (Pai Pina), tratamento que os nativos (índios Potiguara), se referiam à memória do grande missionário.

 

Em 1977 chegava à comunidade a Senhora Salete Queiroz, o bairro ainda com poucos moradores cerca de 200 habitantes sendo famílias, Gonçalves, Pereira, Costa, Lima, Galdino, Firmino, Franklin e Amorim. Salete ainda reside na comunidade a qual a mesma tinha muitas necessidades como falta de Luiz elétrica, água tratada, escola, Igreja, comércio, creches, moradias havendo só casas de taipa e palha sem unidade sanitária, transportes coletivos, meios de comunicação, ruas abertas havendo somente varedas sendo o Beco da FAE, o Beco do Batista e o beco do serrote, os moradores do bairro não tinha endereço fixos sendo todos referidos como Beco da FAE onde hoje esta sendo construída a Avenida Jose Aragão.

 

 

 

Em 1980 a Senhora Maria Salete Queiroz e o padre Luiz, inicio junto com os moradores do bairro o movimento que recebeu o nome de união Paupina trazendo para o bairro soluções de alguns problemas inerentes como água, Luis, ruas abertas, e comunicação onde se inicio o crescimento do bairro.

 

Em 1986 foi fundada a Associação Comunitária dos Moradores do Bairro Paupina tendo a mesma trazendo vários benefícios para comunidade como o projeto missão Asa Branca, escola piloto, reformas de moradias e unidades sanitárias, creche, cursos profissionalizados, transportes coletivos e alternativos, ruas abertas e pavimentadas recebendo nomes de moradores, escola, e construção de moradias em regime de mutirão.

 

A Associação Comunitária do bairro Paupina ainda têm muitas conquistas a serem realizadas. A Paupina é um bairro antigo de Fortaleza que continua a escrever sua história.

 

O comércio do Bairro

 

No comércio há muitas opções tipo,  mercadinhos, farmácias, pet shop, Lan house, cabeleireiros, frigoríficos, pizzarias, churrascarias, tapioqueiras, lojas de confecções e variedades e escolas privadas, todos voltados para a comunidade local.

 

A Feira da Paupina começou há poucos anos. São barracas que vendem de tudo um pouco. Lá, é possível encontrar de roupas a frutas e verduras. No entanto, de acordo com a presidente da instituição dona Salete, há uma demanda muito maior na área e que deveria ser mais bem assistida, inclusive com mais postos de saúde, escolas, creches e áreas de lazer "E é nesse objetivo que  Associação trabalha para trazer melhorias para a população do bairro”.

 

 

Associação Comunitária do Bairro Paupina, uma instituição sem fins lucrativos, localizada na cidade de Fortaleza-Ceará.

 

Contatos: (85) 3276-5699/8830-5440/8745-9147

E-mail: glauciajbs@hotmail.com / glaucijbs@gmail.com

http://wwwassociaodapaupina.blogspot.com.br/

 

 

Fonte - Associação Comunitária da Paupina

  

 

 Veja também o Portal Messejana nas redes sociais:



Exibir todas as reportagens e textos sobre Messejana