Restauro da Matriz de Messejana, que comemora 406 anos de História

 

 

 

A fundação de Messejana remota a primeira Missão Jesuítica do século XVII, quando os missionários Luís Filgueira e Francisco Pinto atuam no Ceará; surgindo aldeamentos no território de Fortaleza. Os índios Potiguares denominam a “Aldeia Paupina” que vem a ser uma homenagem ao Padre Pinto ou “Pai Pina” como era chamado pelos índios; isto representa um capítulo singular dos Jesuítas no Brasil, pois uma aldeia recebe o nome de um missionário.

 

O Padre Pinto “dominava” a língua Tupi e amável no trato com os nativos ao ponto de receber extrema veneração, de modo que os seus despojos foram enterrados na primitiva ermida católica que se tornou a Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Desde a fundação nuclear em 08 de março de 1607 até os dias atuais a Matriz representa a construção histórica dos 406 anos de Messejana.

 

O Restauro da Matriz de Messejana foi patrocinado pelo Grupo Edson Queiroz através das indústrias Nacional Gás e Tintas Hipercor que ofereceu uma pintura especial com o seu “programa setorial da qualidade” voltado para o mercado imobiliário de alto padrão. O interior da Matriz recebeu “a predominância de tons verdes que caracteriza o ambiente natural e que assim faz um resgate do aldeamento indígena da Paupina, na parte exterior se manteve a caracterização mais eclesial e tradicional de referencia da Matriz”, declara o Pesquisador Adauto Leitão que foi o mediador com a Hipercor e conseguiu incluir a Matriz no roteiro das edificações que a indústria vai promover restaurações no Ceará junto com o Curso de Arquitetura da Universidade de Fortaleza.

 

As obras foram acompanhadas pelo colaborador Cel. Ednardo Lima Gomes, antigo paroquiano que possui “especial esmero pela manutenção do Templo secular, pois os padres passam mais a Igreja é eterna para Messejana”, afirma com um tom de compromisso de Fé. Também é um orgulho dos paroquianos e felicidade do Vigário Episcopal Padre Daniel Morais. Afinal todos somam a alegria de comemoram 406 Anos de Messejana com a restauração da Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

 

Colaboração - Prof. Adauto Leitão de Araújo Junior. (Pesquisador responsável pelo Memorial Pe. Francisco Pinto – Matriz de Messejana).


Veja fotos da Igreja Matriz de Messejana, Fortaleza, Ceará - Clique aqui!

Conheça o Portal Messejana também nas redes sociais:

 

 



Exibir todas as reportagens e textos sobre Messejana