Museu Amalgâmico Solar de Sapiranga

 

 

 

 

O Portal Messejana fez uma reportagem no Museu Amalgâmico Solar Sapiranga, localizado no bairro da Lagoa Redonda. De propriedade do paisagista, decorador e antiquário, Luís Antônio Albuquerque de Alencar. O local oferece aspectos interessantes do passado de Fortaleza. Da reportagem com Luís Antônio resultaram esta matéria, centenas de fotografias de peças do Museu e um vídeo, publicado no Canal Youtube do Portal Messejana e também nas redes sociais das quais o Portal participa. Foram momentos de volta ao passado e de presenciar aspectos culturais e históricos que marcaram a cidade de Fortaleza. No vídeo detalhes muito interessantes sobre o acervo, comentados por Luís Antônio, que gentilmente recebeu a equipe do Portal Messejana, tendo à frente Aliete Lima, presidente do Instituto Portal Messejana (*).

  

 

 

 

 

Vem de longe o apego de Luiz Antônio à cultura e às artes, com ênfase para a preservação da memória de Fortaleza. Ele foi o criador do primeiro antiquário da Capital cearense, o Baú Velho, no final dos anos 1960. No Baú Velho, chamava a atenção uma excentricidade: a única lareira em permanente funcionamento no Ceará. A loja de antiguidades também exercia importante função cultural, que era a de promover reuniões e debates, todas as segundas-feiras, com artistas e intelectuais da terra.

 

Quando adquiriu seu sítio na Lagoa Redonda, em 1974, o incansável agitador cultural pretendia implantar ali a Casa do Artista, mas, ao desistir da idéia, conservou a propriedade apenas como repositório de peças antigas do seu acervo e reserva paisagística, continuando, entretanto, a promover reuniões periódicas com nomes importantes da cultura e das artes cearenses.

 

O Acervo

 

O local reúne centenas de peças de antiguidade, que contam um pouco da história de Fortaleza/CE. Onde peças decorativas, reúnem eclético e original acervo de arte sacra e artefatos indígenas compondo um belíssimo acervo. Do qual constam desde peças de mobiliário dos pioneiros cinemas Moderno, ao oratório e ao sacrário da antiga Igreja da Sé, demolida para dar lugar à atual Catedral Metropolitana.

 

Um acervo muito diversificado, possuindo peças sobremodo importantes, como todo o mobiliário da casa de Luiz Severiano Ribeiro; grades do antigo prédio da Fênix Caixeiral; castiçais da Santa Casa de Misericórdia; azulejos alemães e pisos do Castelo do Plácido; milenar urna mortuária indígena e até um crânio humano fossilizado, peça de excepcional raridade.

 

Luís Antônio Alencar, segundo a moderna conceituação do que representa um museu, pretende promover variado e atuante calendário de promoções, inclusive ações pedagógicas interativas com crianças e adolescentes, tanto sobre o acervo cultural e histórico da cidade, quanto com a realização de práticas de jardinagem e paisagismo, em função da preservação do meio ambiente.

 

Projeto Solar Sapiranga

 

O Projeto Solar Sapiranga: Ação Coletiva de Revitalização e Educação do Patrimônio Cultural de Fortaleza é uma ação que o artista desenvolve, onde o objetivo principal consiste em construir ações pedagógicas interativas, despertando nas pessoas, principalmente crianças, a receptividade para assimilar conhecimentos que as façam compreender melhor a evolução dos nossos ecossistemas, gerando um estado de espírito efetivo com a sua cidade.

 

O museu está preparado para receber a visitação pública de terça a domingo, no horário comercial, também usando o sistema de visitas agendadas.

 

Local: Rua José Carvalho nº. 50

Lagoa Redonda - Sapiranga – Fortaleza/CE

Fone: (85) 3476-8363 e (85) 8691-2649.



Museu Amalgâmico Solar - parte 1 - Clique aqui!

Museu Amalgâmico Solar - parte 2 - Clique aqui! 
 

 

 

(*) Participação: Gabriela Neres, com imagens de Aline Vânia e produção de João Ribeiro, para o Instituto Portal Messejana.

 

 

Veja também o Portal Messejana nas redes sociais:

 

 

 



Exibir todas as reportagens e textos sobre Messejana