Capoeira: arte marcial trabalha flexibilidade e coordenação motora

 

 

 

Atividade é a luta preferida das mulheres por modelar bem as formas.

 

A capoeira é uma luta disfarçada de dança gingada em seus primórdios por escravos angolanos em solo brasileiro. Eles se reuniam em grupos próximos às senzalas em locais que exibiam um tipo de vegetação baixa, a chamada capoeira. Utilizando música e movimentos ritmados, os escravos faziam mais do que se manter aptos a lutar. Através da atividade se mantinham unidos e sadios, tanto física quando emocionalmente.

 

Apesar de ser uma luta e seus golpes conterem o potencial de agredir seriamente o adversário, a capoeira geralmente é praticada no estilo de dança, como forma de preservar uma herança cultural. Como todo exercício físico, a capoeira oferece benefícios a quem a pratica.

 

Gilson Barcelos, praticante e amante das artes marciais, afirma: "É uma das melhores para se manter a forma e desenhar o corpo, por isso as mulheres apreciam muito. Trabalha a flexibilidade e a coordenação motora?. Para quem precisa perder peso ou quer investir definir a forma, o lutador acrescenta: "Sem dúvida, os movimentos acrobáticos da capoeira e sua intensa queima de calorias é perfeito para quem quer emagrecer".

 

A predominância ainda é masculina, mas as mulheres também começam a ser seduzidas pelos benefícios físicos e pelo seu ritmo. Assim como as artes marciais em geral, a capoeira exige e proporciona flexibilidade, agilidade, atenção, foco e concentração. "Os grandes mestres sugerem que sempre que possível o lutador deve manter pelo menos dois pontos de apoio no chão em cada golpe, desta forma, quando se chuta, as mãos apoiam o equilíbrio do corpo tocando no chão", comenta Barcelos.

 

Se, além de chutar é preciso equilibrar, todo tecido muscular acaba ficando definido já que o corpo todo faz esforço. "Ainda que aparentemente trabalhe apenas as pernas, na verdade, a capoeira trabalha todos os grupos musculares. Os braços dão apoio a praticamente todos os movimentos", diz.

 

Para começar a modalidade não é preciso conhecimento prévio, mas é sempre bom consultar um médico. Por ser um exercício altamente aeróbico, é indicado consultar um cardiologista e se certificar de que vai tudo bem com o coração.



Exibir todas as matérias de Artes Marciais