“Viva Guará 2013” – Sons
e Sabores de Guaramiranga

 

 

 

II Festival Viva Guará

 

A equipe do Portal Messejana esteve em Guaramiranga, registrando o II Festival Viva Guará. Tendo como tema a sustentabilidade na geração de renda e na criação de produtos e serviços. O evento deste ano aconteceu de 26 a 28 de julho e incluiu também o I Fórum Regional de Turismo Sustentável e o lançamento da nova coleção artesanal da região, criada com o objetivo de resgatar as tradições e os saberes e fazeres de várias comunidades do Maciço de Baturité.

 

Dificuldades no trânsito e nos estacionamentos

 

Vale destacar que no último dia do evento, 28, a estrutura da pequena cidade não comportou o número de veículos que chegara, à Guaramiranga. Muito visitantes não conseguiram vagas para estacionar nem mesmo a distância da praça central. Os engarrafamentos foram muito grandes e o fluxo de automóveis, camionetes e ônibus foi intenso.

 

O evento

 

A realização do Fórum, dentro da programação do II Viva Guará, reforçou ainda mais o compromisso do evento com a causa da sustentabilidade, onde foram apresentadas oficinas interativas, exposição, rodada de negócios e workshop com base na agroecologia, economia criativa, turismo sustentável e educação ambiental, tendo como áreas de abrangências os municípios de Guaramiranga, Mulungu, Pacoti, Baturité, Capistrano e Itapiúna e a Serra do Evaristo.

 

Com a perspectiva de reunir estudantes, agentes de viagens, órgãos públicos, representantes da rede hoteleira e de segmentos de alimentação, o Fórum apresentou propostas desenvolvidas por grupos de trabalho sobre questões como "Soberania alimentar e Sustentabilidade no Maciço de Baturité", a cargo da IFCE, "Elaboração e Execução de Roteiros Turísticos Sustentáveis", pelo SENAC/CE, "Projeto Oásis e a Preservação Ambiental para o desenvolvimento de um Turismo Sustentável no Maciço de Baturité", feito pela Fundação O Boticário, "Turismo Sustentável, Alternativa de Desenvolvimento Local", da UFC, e "Organizadora de Eventos Carbono Neutro e/ou Produção e Consumo - Novos Valores para Produzir e Consumir", pelo Centro SEBRAE de Sustentabilidade.

 

A programação

 

Uma intensa programação dos eventos foi apresentada nesses três dias, onde incluiu: feira artesanal, gastronômica, shows musicais, palestras, oficinas, apresentações de danças etc. O Portal Messejana fotografou cada momento desse evento tão participativo.

 

Seguindo o foco da diversidade e pluralidade, de acordo com os organizadores, o festival incentivou a difusão de atividades culturais e a valorização dos talentos da Serra, além de apoiar experiências voltadas para a disseminação da responsabilidade ambiental. Com o lema “Sustentabilidade: Renovar! Reciclar! Repensar!”, a programação constou com temas como: “Reaproveitamento alimentar”, “Cosmetologia orgânica”, “Agricultura natural”, “Horta caseira e vida saudável”, “Novos materiais e soluções de Construções sustentáveis”, “Educação ambiental” e “Certificação de produtos orgânicos”.

 

Paralelamente, ao evento, foi realizado também o I Fórum Regional de Turismo Sustentável, com palestras com temas variados, como: "Reaproveitamento alimentar", "Cosmetologia orgânica", "Agricultura natural", "Horta caseira e vida saudável", "Novos materiais e soluções de construções sustentáveis", "Educação ambiental" e "Certificação de produtos orgânicos".

 

Diante de tanta tradição e do potencial turístico, o Escritório Regional do SEBRAE no Maciço de Baturité, com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado, desenvolveu um Programa "Resgate de Ofícios Artesanais", com foco na promoção da preservação ambiente e cultura, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável.

 

O Viva Guará 2013 representou uma oportunidade para que os restaurantes, pousadas e hotéis da cidade, conhecidos pela gastronomia variada e pela mistura culinária internacional e ingredientes da região, puderam mostrar e desenvolver novos pratos, agregando um valor a mais ao evento.

 

A região, que envolve os municípios de Baturité, Guaramiranga, Pacoti e Mulungu, possui mais de 102 equipamentos formais no segmento de hotelaria e restaurantes, o que representa uma média de 1.500 leitos, sem falar nas mais de 50 casas que funcionam como pousadas domiciliares.

 

O festival foi construído com base nos empreendedores locais da música, da gastronomia, do artesanato, da hotelaria e da sustentabilidade. O objetivo foi fortalecer o desenvolvimento local a partir da apropriação do processo turístico, valorizando os atores locais da pequena Guaramiranga.

 

Show de Davi Duarte prejudicado

 

Cumpre afirmar também que o show do artista Davi Duarte, programado para o dia 27, foi muito prejudicado em função do estabelecimento do horário para seu início. Apesar da equipe técnica e dos músicos terem aprontado tudo da melhor forma o horário marcado para o início do show foi muito tarde e, como choveu na cidade o publicou esvaziou o evento por falta de proteção e de acomodações confortáveis.  

 

Guaramiranga, Maciço de Baturité, fica a 110 quilômetros de Fortaleza, cidade serrana mais visitada do Ceará. Investe muito em eventos para atrair ainda mais turistas e movimentar o local. A idéia é harmonizar atividades diversas no cenário verdejante e com construções históricas famosas, pelas paisagens de clima ameno, unindo sempre à beleza, arte, flores, música e gastronomia de excelência, num ambiente aconchegante.


Fotos do Festival Viva Guará - Clique aqui!

Veja também o Portal Messejana nas redes sociais:

 



Exibir todas as reportagens e textos sobre Messejana