Lagoa de Messejana recebe 60 mil peixes, uma ação tímida frente às necessidades

 

 

O Grupo “Amigos da Lagoa”, que há tempos desenvolve ações visando a proteção e a recuperação da Lagoa de Messejana, recebeu convite do vereador Leonelzinho Alencar e esteve representado por sua liderança, o empresário Santos Ramalho, em mais uma ação de peixamento, com alevinos na manhã dia 17 de agosto. Foram liberadas tilápias de 5g a 150g. Ramalho esteve no local, pela manhã cedo, concedeu entrevistas para a imprensa local e produziu ele mesmo fotografias de todo o ambiente que foram cedidas para utilização do Portal Messejana. O Grupo Amigos da Lagoa mantém uma parceria com o Portal Messejana nessas ações tendo em vista que o Instituto Portal Messejana apóia todos os projetos que são contra a degradação no meio ambiente.

 

Equipes do Portal Messejana juntamente com o líder do Grupo Amigos da Lagoa já estiveram várias vezes no local, verificando a parte externa da Lagoa e também, com lanchas, toda a parte interna. A degradação é grande. Muita poluição (restante de óleo queimado de carros, lixo, sujeira em geral) está sendo enviada para a Lagoa de Messejana diariamente o que, sem dúvida contribui para a extinção dos peixes e da própria vida naquele ambiente. Em todas as ocasiões produziram vídeos e reportagens que foram encaminhadas para outros órgãos de imprensa, com o objetivo de dar o conhecimento exato da situação.

 

A ação de peixamento não foi divulgada suficientemente e por isso mesmo houve um comparecimento mínimo de populares, muitos dos quais sem saber nem do que se tratava. (Ver fotos no final da matéria).

 

Falta manutenção da limpeza e continuidade nas ações

 

Para Ramalho essas ações de peixamento são significativas e exemplares, mas não são eficazes, porque não são precedidas de medidas de limpeza nem a correção dos problemas de esgotos e dejetos poluentes que estão sendo despejados na Lagoa de Messejana dia a dia. Há que se ter uma continuidade nas ações. O caminho é esse. A Lagoa de Messejana tem que ser protegida pelos órgãos competentes e mais, respeitada pela comunidade. Ações educativas poderiam ser feitas com esse objetivo. E um aproveitamento maior do potencial inclusive turístico para a Lagoa poderia ser feito.

 

O peixamento realizado no dia 17 de agosto

 

Nesse sentido a pedido dos moradores, a Secretaria de Pesca e Agricultura do Estado (SPA) enviou 60 mil alevinos de tilápia para o peixamento na Lagoa de Messejana Foram liberadas tilápias de 5g a 150g. Na próxima semana, é a Lagoa da Paupina que ganhará um total de 20 mil animais.

 

Esse ato acontece anualmente em lagoas e açudes do Ceará para manter o equilíbrio da população de peixes, já que a pesca é prática constante nessas áreas. Esta foi a primeira deste ano, a próxima será a da Paupina, previsto para próxima semana, com o despejo de 20 mil alevinos.

 

Enquanto foi feito o despejo, alguns moradores ao redor jogavam garrafas plásticas. O Secretário Adjunto da Pesca e Agricultura, Manuel Furtado Neto, comenta que isso não afeta a qualidade do peixe que posteriormente será pescado. "Se fosse ruim, os próprios pescadores iriam reclamar com a gente", ressalta.

 

Apesar de aproveitarem o momento, os moradores querem mais do Estado. "O ato em si é bom. O problema é que não despoluíram a lagoa. Tem muito esgoto aqui. O peixe não desenvolve. Se você for ver, dá para ver que os peixes estão buscando oxigênio", expõe Luís Eleomar, estudante técnico de Educação Ambiental e de História.

 

Em paralelo, o grupo do bairro "Amigos da Lagoa" esteve presente para entregar panfletos sobre a atual situação da lagoa e convidar novos voluntários. Eles geralmente vão de lancha e caiaque fazer a limpeza do lago. "Já foi até encontrado aparelho sanitário e restos de sofá", expõe o integrante Francisco Ramalho.

 

Conforme a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), nesta segunda-feira, técnicos vão ao local para verificar a situação da poluição. O órgão elabora projeto para contratação de laboratório, para a análise da qualidade dos recursos hídricos da Capital.

 

Quanto à Regional VI, é feita a limpeza regular do entorno da lagoa. Na próxima semana, haverá a retirada dos aguapés.

 

Enquanto não houver um planejamento unificado envolvendo órgãos responsáveis, uma campanha educativa para a população e uma manutenção de segurança para a área os problemas continuarão a existir e não haverá o aproveitamento adequado da Lagoa de Messejana.

 

Galeria de fotos do Peixamento na Lagoa de Messejana - Clique aqui!

Veja também o Portal Messejana nas redes sociais:

 

 



Exibir todas as reportagens e textos sobre Messejana