A ala feminina do Conjunto Big Brasa 

 

A ALA FEMININA DO BIG BRASA

 

Incentivadas pela formação do Conjunto Big Brasa, em 1967, posteriormente nossas amigas Célia Alencar, Aliete Lima, Lucinha, Neide e Adriana Oriá formaram a ala feminina do grupo. Na foto abaixo figuram, da esquerda para a direita, Lucinha, Neide, Chico da Mazé, Eliane, Getúlio, João Ribeiro, Célia, Severino, Carló e Adriana.

   

Ala feminina do Big Brasa 

 

 

Foi como uma brincadeira, mas chamou a atenção da moçada de Messejana. As meninas ficaram empolgadas com o Big Brasa e resolveram ensaiar algumas músicas. Com o nosso instrumental, chegaram a se apresentar algumas vezes nos intervalos das festas do Balneário Clube de Messejana, sempre com bastante agrado em face da novidade.

 

Com a formação do Conjunto Musical Big Brasa, em 1967, e a aproximação de nossas amigas em Messejana, que participavam de nossos encontros e se interessavam muito pelo desenvolvimento e progresso do Conjunto, houve a ideia de formar, também a Ala Feminina do Big Brasa. A excelente ideia foi logo adiante e as meninas que então formavam a chamada Ala Feminina do Conjunto Big Brasa começaram a ensaiar algumas músicas.

 

Na época Messejana era muito menor, o clima era mais agradável porque não havia tantos edifícios como hoje, em Fortaleza. Messejana possuía uma comunidade em que todos participavam e se conheciam, tanto na pracinha da Igreja, como nas tertúlias, matinais e grandes festas realizadas no Balneário Clube de Messejana. Tudo isso ainda com as inúmeras serenatas, época em que não havia perigo em sair à noite...

 

A primeira festa de aniversário do Big Brasa foi realizada no dia 28 de abril de 1968, no Balneário Clube de Messejana, com música o dia inteiro: matinal, vesperal e tertúlia, entrando pela noite. O símbolo desse primeiro aniversário foi uma flâmula em forma de uma guitarra vermelha e branca, com os dizeres alusivos à festa.

 

PARTICIPAÇÃO DA ALA FEMININA DO BIG BRASA EM UMA DATA MARCANTE

 

Na matinal atuaram os conjuntos “Os Rataplans”, “Os Belgas” e o Conjunto “Big Brasa”. À tarde e noite “Os Milionários”, a ala feminina do Big Brasa, e novamente o Big Brasa. Pode-se afirmar, com certeza, que foi uma das maiores e melhores festas do Balneário, com uma participação maciça durante toda a festividade. Com um detalhe: também foi uma das primeiras festas dessa natureza a ser transmitida pelo rádio, com participações ao vivo! A flâmula ao lado foi distribuída na entrada do clube a todos os participantes, como lembrança do evento.

 

A Diretoria do clube ofereceu um troféu ao Big Brasa, em comemoração a nosso primeiro aniversário e também pelo reconhecimento de nosso sucesso em Fortaleza. Durante o evento houve uma confraternização geral entre os conjuntos participantes, dentro de um clima de amizade e coleguismo.   

 

Não houve lucro financeiro na promoção. Além das “cortesias” e de muita gente “furar” a portaria, as despesas com os lanches dos conjuntos foram enormes. E a minha mãe ainda doou uma máquina de costura nova, que foi sorteada durante o evento. Por outro lado, os efeitos publicitários foram muito bons, pela grande repercussão obtida por essa festa.

 

Por João Ribeiro da Silva Neto

 

 

https://www.portalmessejana.com.br/messejana.php


Exibir todas as matérias de Messejana