A presença musical de Messejana

nos "Anos 60" 

 

Nos chamados "Anos 60", época da Jovem Guarda - o maior movimento musical da Música Brasileira - Messejana contribuiu para o cenário musical do Ceará através de um Conjunto Musical denominado "Big Brasa". Seu prefixo musical era a música And I Love Her (The Beatles), que o Portal Messejana vai também disponibilizar para download, assim como diversas fotografias da época. O período ensejou a que fosse lançado, em 1999, o livro "Big Brasa e minha vida musical", em brilhante festa realizada no extinto restaurante Tremendão. O evento reuniu quatro excelentes grupos musicais de Fortaleza, fãs, amigos e familiares em uma noitada inesquecível.

DESTAQUE DO BIG BRASA - Livro, fotos e episódios

 

Você pode ter acesso a todo o livro sobre a existência do Conjunto Big Brasa, na página “Conjunto Big Brasa” em Destaque no Portal Messejana ou simplesmente clique aqui para acessar todo o conteúdo. 

A HISTÓRIA DO GRUPO MUSICAL

 

O Conjunto musical Big Brasa sempre esteve em destaque em Fortaleza. João Ribeiro (conhecido por Beiró no meio artístico fortalezense) foi seu guitarrista-solo, fundador e proprietário do Big Brasa. Como guitarrista, formado em Música, participou dos arranjos do cantor e compositor Ednardo, do Pessoal do Ceará, além de vários festivais nordestinos de música popular.

 

 

 No início com a orientação de seu pai Alberto Ribeiro - o Mestre Alberto, como o chamavam. O Big Brasa animou bailes nos principais municípios cearenses e nos melhores clubes de Fortaleza. Esteve em São Luis e em Caxias, Maranhão. Em Recife, participou de dois Festivais Nordestinos da Música Popular Brasileira, com canções do compositor Ednardo, do Ceará, os quais foram transmitidos para o Norte e Nordeste via Embratel, na época em que ainda não existiam as redes nacionas de TV.

 

Ganhou diversos prêmios de revistas e televisão locais, dentre eles o de conjunto revelação de 1970 e o melhor conjunto musical de 1971.

 

 

MESSEJANA E O CONJUNTO MUSICAL BIG BRASA 

 

O Conjunto Musical "Big Brasa" teve início em 1967 e permaneceu ativo até 1978, atuando na TV Ceará - Canal 2, pertencente à extinta Rede Tupi de Televisão. Animou bailes na maioria dos clubes de Fortaleza e em praticamente todo o interior do Ceará e estados vizinhos. Marcou presença em centenas de eventos importantes, levando o nome de Messejana a todos eles. O grupo musical, liderado pelo seu guitarrista-solo João Ribeiro, acompanhou várias personalidades musicais brasileiras e também esteve presente com o Pessoal do Ceará, inclusive Ednardo, Belchior , Jorge Melo, Raimundo Fagner e outros.

 

Além disso, o Big Brasa estava presente nos lares dos fortalezenses diariamente por mais de 3 anos através do programa diário " Studio 2 ", exibido pela extinta TV-Ceará, Canal 2, da Rede Tupi de Televisão. Dessa época resultou um livro escrito pelo seu guitarrista-solo, João Ribeiro (o Beiró) - "O Big Brasa e minha vida musical", lançado em 1999 em Messejana com uma brilhante noite festiva que teve a participação de quatro bandas locais, que foram Os Faraós (em sua formação original, tendo à frente o guitarrista-solo Luisinho e depois com a participação de seu também integrante João Ribeiro, (atuando como tecladista), o próprio Big Brasa, (que se apresentou com muitos de seus integrantes), o Túnel do Tempo, liderado por Sebastião Magalhães e o grupo Remember Beatles, com seus excelentes músicos. O show foi imperdível !

 

O BALNEÁRIO CLUBE DE MESSEJANA 

 

O Balneário Clube de Messejana , às margens da Lagoa de mesmo nome, era o centro das badalações e onde aconteciam as tertúlias e matinais dançantes. Muito bem freqüentado, foi palco de inúmeras festividades marcantes no cenário local.

A moçada se reunia e o "point" dos fins de semana, sem dúvida, era o Balneário, como simplesmente era chamado.

 

Sua sede ficava às margens da Lagoa de Messejana, na qual, segundo a lenda, e o escritor José de Alencar, Iracema, a "virgem dos lábios de mel", tomava banho e saía correndo até a Praia de Iracema, chegando a seu destino ainda com os cabelos molhados, tal a sua rapidez.    

 

 

 

A vista do Balneário era muito bonita, tendo como cenário a belíssima Lagoa de Messejana, que às tardes nos proporcionava um pôr-do-sol magnífico, com cintilantes reflexos em suas águas. O Balneário Clube de Messejana tinha uma extensa área verde ao redor do salão, bem arborizada, formando um espaço muito agradável para seus freqüentadores.

 

O clube possuía uma arquitetura simples, sendo amplo e bem estruturado, no que se refere ao salão de dança e palco. Deixava muito a desejar pela precariedade de suas instalações de secretaria, bar e da própria fachada.

 

UM LIVRO SOBRE OS ANOS 60 EM MESSEJANA E A HISTÓRIA DO CONJUNTO BIG BRASA

 

Muitos anos depois desta época inesquecível, em 1999, um dos integrantes e fundador do Conjunto Big Brasa, o guitarrista-solo João Ribeiro (conhecido no meio artístico por "Beiró") escreveu o livro "O BIG BRASA E MINHA VIDA MUSICAL", que foi lançado oficialmente em uma espetacular festa realzada em jan de 1999 no restaurante Tremendão, em Messejana, Fortaleza - Ceará.

 

Este evento teve grande repercussão na imprensa local e contou com a participação de nada menos do que quatro conjuntos de sucesso de Fortaleza, que foram "Os Faraós" e "Big Brasa", da época dos Anos 60, com presença de quase todos os seus integrantes. Também participou o Túnel do Tempo, de Sebastião Magalhães e o atual Remember Beatles".

Amigos, familiares (com as novas gerações), contemporâneos de bailes, conhecidos, fãs, enfim, presença maciça que marcou uma etapa de vida para muitos da comunidade messejanense.

 

O evento foi gravado e trechos exibidos nos principais canais de televisão de Fortaleza. Algumas fotografias foram selecionadas e estão em uma galeria de fotos do Portal Messejana, para que você possa recordar! 

Veja fotos do lançamento do livro sobre o Big Brasa

https://www.portalmessejana.com.br/messejana.php 



Exibir todas as matérias de Messejana