Em Portugal também existe uma Messejana!

 

 

Uma freguesia portuguesa do concelho de Ajustrel com 113,16km2 de área e cerca de 1.200 habitantes, denomina-se Messejana e é muito mais antiga do que a sua homônima cearense. Seu nome é originário da palavra árabe Masjana que significa prisão ou cárcere, e deriva do vocábulo árabe sajana que quer dizer encarcerar, meter na prisão.

 

Messejana, a portuguesa no caso, foi reconquistada aos mouros por Dom Sancho II em 1235, recebendo de D. Dinis em seguida a categoria de concelho, extintas em 1855. Dom Dinis mandou restaurar o seu castelo em 1288 doando a vila à Ordem Militar de Santiago da Espada.

 

Messejana chegou a ter 11 igrejas, mas atualmente só dispõe de quatro: Igreja Matriz, Igreja da Misericórdia, Igreja de Nossa Senhora da Assunção e Igreja dos Santos Reis, além da Capela da Aldeia dos Elvas.

 

As ruínas do seu Castelo Medieval, a Torre do Relógio, as Ruínas do Convento, o Fontanário de Alonso Gomes, o Cruzeiro da Independência, algumas casas amplas e com solares e mais o Museu Etnográfico Biblioteca Pública.

 

Uma das mais antigas e enraizadas tradições de Messejana é sua tourada, já que lá existe uma arena, a famosa praça de touros. Por sinal, os touros não são mortos nas touradas portuguesas que são mais uma espécie de jogo para pegar o touro à unha com vários participantes, ao invés do solitário toureiro espanhol.

 

As atividades econômicas da Messejana portuguesa são a agricultura, a pecuária, serralharia, a carpintaria e o comércio. Há uma feira anual no dia primeiro de agosto e a festa e a romaria de Nossa Senhora da Assunção no dia 15 de agosto. 

 

A Igreja da Matriz data do século 16, bem como a Igreja da Misericórdia, enquanto a Igreja de Nossa Senhora da Assunção data do século 18. O censo de 2001 indica precisos 1.112 habitantes:972 habitantes na vila de Messejana, 67 na aldeia dos Elvas e 73 habitantes em montes dispersos( habitações rústicas agrícolas).

 

Luiz Antônio Alencar - Eterno Big Brasa, músico e jornalista. 



Exibir todas as matérias de Messejana