O Karatê e sua história no Ceará 

 

 

Há 48 anos, a arte da "mão vazia" entrava para sempre na vida dos cearenses para nunca mais sair. E para comemorar o quase meio século de prática desta arte marcial por aqui foi lançado o livro "Uma História do Karatê no Estado do Ceará, de 1965 a 2012", dos autores Heraldo Simões Ferreira, William Carlos Cardoso e Luís Carlos Cardoso.

 

O karateca e professor universitário Heraldo Simões e os karatecas William e Luís Cardoso fizeram levantamento de quase 50 anos de karatê.

 

O trio de faixas pretas realizou levantamento minucioso da origem dos primeiros movimentos do karatê em terras alencarinas, onde tudo começou.

 

O livro relaciona nominalmente todos os graduados com a faixa preta no Estado, desde o pioneiro Eraldo Guedes Lobo.

 

Ele foi o primeiro a conquistar o título no Ceará. Heraldo foi aluno do introdutor da arte marcial no Estado, o capitão Maia Martins. A obra relaciona 20 nomes de karatecas que abriram as portas do esporte nas terras cearenses. Segundo o professor da UECE, Heraldo Simões, 5º Dan, a ideia do livro surgiu a partir da monografia de seu aluno do curso de especialização em artes marciais e esportes de combate e lutas, William Cardoso, 4º Dan.

 

"O livro surgiu a partir da orientação dessa monografia. O professor Luís Carlos (7º Dan) foi da banca. Depois da apresentação da monografia, nós três inserimos relatos dos pioneiros, atas e documentos da Federação Cearense de Karatê e da Confederação Brasileira de Karatê, além de notícias dos jornais cearenses", conta Heraldo Simões.

 

De acordo com Simões, o livro será lançado oficialmente em janeiro do ano que vem, mas estará disponível para venda na editora da UECE, no Itaperi, a partir da segunda semana deste mês de dezembro.

 



Exibir todas as matérias de Artes Marciais