Guiomar da Silva Almeida

 

 

 

D. Guiomar da Silva Almeida nasceu em Messejana dia 04 de fevereiro de 1890.

 

Formada professora pela Escola Normal D.Pedro II, atual Instituto de Educação, passou a ensinar no então município de Messejana, a partir de 1915, atuando nas escolas isoladas existentes, ora na de Jangurussu, ora na de Trairi. Esta última na mesma zona onde atualmente se ergue o novo e moderno prédio que será uma escola patrimonial, atendendo ao crescente aumento populacional do bairro do "S".

 

Com a reforma do ensino no governo do Dr. Justiniano de Serpa e tendo a frente o grande pedagogo Lourenço Filho foram constituídos os primeiros grupos escolares, e agrupadas muitas escolas isoladas, fato que ocorreu também em Messejana.

 

Criada a unidade educacional que recebeu o nome de Escolas Reunidas de Messejana, em 1922, atual Escola de 1º Grau José de Alencar, funcionando na sede do distrito de Messejana, foi D. Guiomar transferida para essa unidade, onde lecionou por muitos anos, até o dia de sua aposentadoria.

 

Sendo a única unidade escolar ali existente até 1946, a infância Messejanense de muitas gerações teve de, obrigatoriamente, passar pelas mãos e ensino de D. Guiomar, cuja competência e dedicação fizeram-na admirada e estimada por todos.

 

Casada com o Sr. Cosme Carlos de Almeida, vereador de Messejana, antes da anexação desse município ao de Fortaleza, esse abençoado enlace matrimonial trouxe a sociedade cearense seis filhos: Francisco, Antonio, Moacir, José, João e Eunice, geração esta já acrescida de mais de 30 netos.

 

D. Guiomar soube dividir seu tempo entre os afazeres domésticos e a atividade educacional.

 

D. Guiomar faleceu aos 82 anos, no dia 21 de novembro de 1972.

 



Exibir todas as personalidades