Cônego Francisco Pereira da Silva

 

 

 

 

 

Nasceu no sítio Paupina, em Messejana, Fortaleza, Ceará,  no dia 03 de agosto de 1903. Batizou-se em 11 de outubro do mesmo ano. Entrou para o Seminário de Fortaleza em fevereiro de 1923.

 

Cônego Francisco Pereira era filho do Cel. Francisco da Silva, líder político daquela  época, onde exercia o ofício de fiscal de gado. Sua mãe era Dna. Rosa Amélia Pereira, cuja homenagem se acha no Parque Santa Rosa. Entrou no Seminário de Fortaleza em fevereiro de 1923 e ordenou-se como sacerdote no dia 04 de dezembro de 1932 no Seminário da Praínha em Fortaleza. a Prainha.

 

Sua 1ª Missa, ele celebrou no dia 11 de dezembro de 1932 aqui em nossa paróquia, Nossa Senhora da Conceição.

 

Pe. Pereira foi nomeado Cônego no dia 06 de janeiro de 1965,, por merecimento de seu trabalho incansável na paróquia, onde exerceu seu Paroquiato aqui durante 22 anos.

 

Como nosso Pastor, deixou-nos um exemplo de vida exemplar, comprometido com seu Ministério, um zelo apostólico intenso, cuja dedicação, mas acentuado era o setor catequético, onde deixou vários centros catequéticos espalhados em toda periferia de Messejana.

 

Atualmente, a escola de 1º Grau Cônego Francisco Pereira da Silva, na Paupina, nasceu de uns dos centros catequéticos, que se iniciou embaixo das mangueiras com as seguintes catequistas: Irmã Maria Leite, Maria Tomás e Maria José Bilhar.  

 

Foi para a Itália e lá demorou de junho a novembro de 1926. Ordenou-se sacerdote no Seminário da Prainha no dia 04 de dezembro de 1932.

 

Foi vigário da Paróquia de Messejana por mais de quarenta anos, a partir de 1938. Sua duradoura estada nessa vigária registra ainda grandes emprendimentos, como: a reforma da igreja, com abertura de uma arcada maior que a  então existente, entre a nave e o altar-mor, dando melhor apresentação a quem ingressa no templo por sua porta principal, (para isso contou com a ajuda especial do cidadão messejanense José Cruz de Vasconcelos).A montagem de um relógio na torre da igreja, a construção do Salão paroquial, Casa Paroquial e a construção do Patronato Mons. Luiz Barbosa Moreira, entre muitas outras realizações de menor poste.

 

Desempenhou os seguintes cargos: Vigário de Trairi ( 1933 a 1937), de Pentecostes (fim de 1937) e de Messejana ( 1938 a 1980) , portanto 42 anos de vigário de nossa Paróquia, e Juiz Sinodal do Tribunal de Justiça do Arcebispado (1941 a 1954).

 

Participou dos seguintes cursos: “Relações Humanas e Trabalho em Grupo’’- ministrado pelo CETRECE – em 1965, “Atualização do Clero’’ – ministrado  pela Equipe Dirigente de Nordeste I (Regional) (1967) e “Canto Gregoriano’’- no Seminário da Prainha, pelo Pe. Vandek (no fim da segunda  década de 1900).

 

Foi nomeado Cônego em 06 de janeiro de 1965.

 

Publicou os seguintes livros: “Evolução da Catequese” (1971), “Presidente Castelo Branco” (1974), “ Fé e Desenvolvimento’’ (1984), “Visão da Catequese Renovada (1984) ”Cristão a Serviço” (1986) e “Vivência de Uma Pastoral’’ (1988). Todos publicados pela Imprensa Oficial do Ceará. Deixou em preparo : “Igreja que Caminha.’’

 

Assim PE. PEREIRA, como ele era chamado por todos os messejanenses, seus méritos os levou para a Mansão dos Justos, pelo o que ele fez nos seus 42 anos de Vigário de nossa Paróquia. O nosso reconhecimento pela sua impecável conduta sacerdotal, reconhecendo nele um dos mais ilustres filhos de nossa Messejana.

 

UM GRANDE HOMEM, UM GRANDE VIGÁRIO E UM GRANDE SACERDOTE.

 

 

NOTA DO PORTAL MESSEJANA

 

Esta é uma justa homenagem do Portal Messejana ao Padre Pereira, como ficou conhecido. Houve dificuldades na coleta do material. Os internautas, religiosos, amigos ou familiares que quiserem enviar matérias ou fotografias referentes ao assunto, podem encaminhar para o e-mail contato@portalmessejana.com.br 



Exibir todas as personalidades