Humberto de Alencar Castelo Branco

 

 

 

Humberto de Alencar Castelo Branco nasceu em Fortaleza, Ceará, a 20 de setembro de 1900, filho do general-de-brigada Cândido Borges Castelo Branco, na época major, e de dona Antonieta de Alencar Castelo Branco. Político, militar, primeiro Presidente do Brasil depois da Revolução de março de 1964 e 29º presidente brasileiro. Faleceu em 18 de julho de 1967, quando o avião do exército em que viajava, de regresso da fazenda da escritora Raquel de Queiroz, no Ceará, chocou-se no ar com um jato da FAB.

 

Estudou no Liceu Piauiense, em Teresina-PI, e no colégio Militar de Porto Alegre (RS), de onde passou para a Escola Militar de Realengo.

 

Na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, classificou-se em primeiro lugar, cursando depois a Escola Superior de Guerra da França e a Escola de Comando e Estado-Maior dos Estados Unidos. Como tenente-coronel, integrou o primeiro escalão da força Expedicionária Brasileira (FEB) cujas seções de operações do estado-maior chefiou em 1944 e 1945.

 

Descendia de José de Alencar. O consagrado escritor brasileiro. Completou seus estudos iniciais em Porto Alegre. Mais tarde transferiu-se para a escola Militar do Realengo, quando se alistou, em 1918, na IV Companhia de Estabelecimento. Escolhendo a arma de Infantaria, consagrou-se como um dos mais distintos membros da sociedade Acadêmica da Escola Militar.

 

Iniciou sua carreira no 12º Regimento de Infantaria, em Belo Horizonte, após ser declarado aspirante a oficial em 18 de janeiro de 1921. Cursou em seguida a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, em 1923, com instrutor de infantaria, em 30 de março de 1927. Freqüentou a Escola do Estado-Maior, ainda como primeiro-tenente, concluindo o curso em dezembro de 1931 em primeiro lugar, com menção honrosa Promovido a capitão em 1938, por merecimento; tenente-coronel em 1943, por merecimento; coronel em 1945, por merecimento general-de-divisão em 1958; general-de-exército em 1962 e, finalmente, marechal da Reserva quando tomou posse da Presidência da República, em 1964.

 

Castelo Branco fez vários cursos e ocupou diversos cargos. Possuía todos os cursos do Exército. Participou da Segunda Guerra Mundial, juntamente com a FEB. De volta ao Brasil, foi designado diretor do ensino da Escola do Estado-Maior. Era casado com D. Argentina Viana, falecida em 1963. Tiveram dois filhos: Antonieta, casada com o economista Salvador de Lins, e o Capitão-de-Fragata Paulo Viana Castelo Branco.

 

Escreveu inúmeras obras, entre as quais: Alto Comando da Tríplice Aliança na Guerra do Paraguai, Tendência do Emprego das Forças Terrestre na Guerra Futura, Os meios Militares e o Problema Moral da Nação, A Doutrina Militar Brasileira, A Guerra, A Estratégia Militar e o Poder Nacional.



Exibir todas as personalidades