Jader Alencar

 

 

 

Jader Alencar - Biografia

 

Nascido em Messejana - Fortaleza-CE, na localidade de Ancuri, no dia 1 de novembro de 1915, filho de Virgínia Virino Alencar e Leonel Pereira de Alencar.

 

E o segundo de uma prole de 04 filhos: Mario Alencar, casado com Ambrosina Oriá Alencar, Jaime Alencar, casado com Albaniza Alencar e Jurandir Alencar, casado com Maria de Jesus Oriá Alencar. 

 

Teve o privilégio de ter uma irmã-prima Margarida Virino Queiroz, sobrinha de sua genitora.

 

Viveu sua infância no sitio Ancuri.

 

Logo iniciou seus estudos, apesar das dificuldades, sendo aluno da Escola Reunida do Ancuri.

 

Concluiu o curso ginasial e colegial no colégio Cearense, Marista de Fortaleza, tendo em Marcelino Champagnat exemplo de vida a ser seguido.

 

Contraiu matrimônio, escolhendo para sua esposa Marieta Fernandes de Alencar.

 

Ele com 19 anos e ela com 17 anos.

 

Desta união que perdurou por 62 anos de convívio harmonioso, respeitoso e de muito amor, nasceram seis filhos: Maria Salete Alencar casada com Francisco Nahum Cavalcante, Sergio Alencar casado com Zuila Matos Alencar, Maria Silene Alencar casada com Francisco Tabajara e Silva, Solinésio Fernandes de Alencar, Jader Alencar Filho casado com Sandra Maria Furtado e Leonel Pereira de Alencar Neto casado com Maria José Alencar.

 

Hoje seus descendentes são seis filhos, dois genros e três noras, 16 netos e 17 bisnetos.

 

Desde sua infância já despertava grande interesse pelo esporte.

 

Obteve no Colégio Marista grandes e honrosos títulos, inclusive o de campeão de cabeçulinha (bola de gude).

 

Era canhoto, por esta razão desenvolveu mais aptidão do lado esquerdo, jogando futebol como ponta esquerda, recebendo o apelido carinhoso de carreirinha.

 

Foi jogador profissional, jogando no Tramas, Maguari e Ceará, sendo por varias vezes campeão Cearense. Fervoroso torcedor do Ferroviário Atlético Clube.

 

Messejanense nato, e com ações voltadas sempre para os jovens, foi atleta e dirigente do Messejana Sport Clube, uma das mais antigas agremiações esportivas de nossa terra. Por divergência esportiva com a diretoria do Messejana Esporte Clube, do qual era vice-presidente, criou a gloriosa Associação Atlética Salgado da Gama. Equipe de Futebol sendo ainda hoje um dos orgulhos do futebol de Messejana.

 

Com a formação do Salgado da Gama, sentiu a necessidade juntamente com um grupo de amigos desportistas de construir o primeiro estádio particular, com arquibancada de Messejana. Sendo esta obra um marco para o esporte e para a vida social de Messejana.

 

Iniciou sua vida transportando material em seu caminhão velho MARK de cor verde.

 

Depois se estabeleceu no centro de Messejana ao lado da igreja matriz com um deposito de material de construção.

 

Tinha uma grande facilidade de dialogar com os jovens, estando sempre ao lado dos interesses destes aconselhando-os e ouvindo-os.

 

Sempre com palavras orientadoras para o bem, preocupava-se na formação das crianças e adolescentes da época.

 

Sem ter consciência do fato e a inexistência do cargo exerceu sempre a função verdadeira de CONSELHEIRO TUTELAR.

 

Mesmo com temperamento recatado, exerceu cargos em entidades sociais como a União Recreativa José de Alencar - URJA, como também membro atuante do Balneário Clube de Messejana, clube social que convergiam as famílias messejanenses. Católico, amante a Deus e confiante na proteção da Imaculada Conceição, padroeira da nossa amada Messejana.

 

Jader Alencar, faleceu em 13 de Julho de 1998.



Exibir todas as personalidades