Fortaleza e seus monumentos históricos

 

 

 

 

A cidade é repleta de monumentos que retratam a sua história e de equipamentos destinados aos visitantes.

 

Em plena Alta Estação, a Capital cearense oferece inúmeras opções para quem vem em busca de lazer e conhecer um pouco mais sobre a história da cidade. O Diário do Nordeste fez um passeio pelos principais pontos turísticos de Fortaleza.

 

Tombado pelos poderes municipal, estadual e federal, a Praça dos Mártires, mais conhecida como Passeio Público, é hoje uma das grandes atrações turísticas do Centro da cidade. O local - que antes da última reforma, em 2007, era reduto de prostitutas - foi resgatado para turistas e a população local.

 

O equipamento é o primeiro logradouro de Fortaleza, inaugurado em 1864. A nomenclatura é por conta dos heróis da Confederação do Equador, um movimento revolucionário ocorrido em 1824, no Nordeste.

 

No local, desde 6h da manhã até o início da noite, dois homens da Guarda Comunitária se revezam para garantir segurança dos visitantes. O administrador, Paulo César Silva, lembra que, a cada sexta-feira, a partir da 17h, no quiosque onde funciona um restaurante, tem uma atração musical: forró pé-de-serra, chorinho, pagode etc. No sábado, a atração é feijoada.

 

Theatro José de Alencar

 

Outro ponto de visitação obrigatória é o Theatro José de Alencar, inaugurado em 17 de junho de 1910 e um dos exemplares mais famosos da arquitetura de ferro do Brasil. O equipamento, cujo nome é em homenagem ao maior romancista cearense, recebe visitas guiadas de terça-feira a sexta-feira, a partir das 8h. A entrada custa R$ 4,00. Estudante paga meia.

 

Estação João Felipe

A estação ferroviária João Felipe, em frente à Praça Castro Carreira, no Centro, foi inaugurada no dia 9 de julho de 1880, no reinado de Dom Pedro II. O local ainda conserva a placa de inauguração original.

 

Centro de Turismo

O Centro de Turismo (antiga Emcetur) está de cara nova. A também extinta Casa de Detenção está sendo alvo de uma grande reforma. O administrador, Laete Fernandes, lembra que o piso e o forro foram mudados. As 84 lojas que funcionam dentro do prédio e mais as 21 localizadas fora também sofreram um processo de restauração. Outro aspecto positivo é a presença constante de força policial. O turista conta com um restaurante e uma praça de alimentação praticamente novos.

 

Mercado Central

Ainda na área do Centro, na Avenida Alberto Nepomuceno, outra opção de compras é o Mercado Central, que dispõe de nada menos do que 559 lojas, quatro restaurantes e duas lanchonetes. Os frequentadores têm, ainda, três elevadores e 16 banheiros. De acordo com o dirigente da Associação dos Lojistas, Jocildo Luz, as portas são abertas às 8h e só fecham às 18h. Aos domingos, o funcionamento vai até as 13h.

 

A Catedral Metropolitana de Fortaleza é mais um monumento histórico da malha central. Em estilo gótico romano ou gótico moderado, o templo religioso, com capacidade para receber cinco mil pessoas, foi inaugurado em 1978, depois de ter passado quase 40 anos para ser construído. O visitante pode ir à Catedral das 8h às 17h de segunda a sexta; aos sábados, até o meio-dia. Domingos, das 8h às 13h e das 17 às 21h.

 

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é o principal equipamento do Estado voltado para as manifestações culturais. São 30 mil metros quadrados com atrações como o Memorial da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea, um teatro, salas de cinema, anfiteatro, auditório e planetário. É aberto todos os dias.

 

Ponte Metálica

Na orla marítima, há dois ícones da cidade. Na Praia de Iracema, marca a Ponte dos Ingleses, que começou a ser edificada em 18 de dezembro de 1902. O local conta, atualmente, com vigilância durante as 24 horas do dia e tem quiosques de sorveteria, artesanato e restaurante, além de uma pizzaria e uma banca de revistas na entrada. Na Beira-Mar, no bairro Mucuripe, encontra-se a Estátua de Iracema. Inaugurada em 24 de junho de 1965 pelo então presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, é uma homenagem à personagem ilustre de José de Alencar. Uma outra Iracema pode ser vista em Messejana, local onde nasceu o escritor. A estátua de 12 metros de altura e pesando 16 toneladas está encravada na lagoa do bairro.

 

O Mausoléu Castelo Branco, em homenagem ao ex-presidente da República, faz parte do Palácio da Abolição, antiga sede do governo do Estado. Foi inaugurado em 1972.

 

RELÍQUIA HISTÓRICA

10ª Região abriga quatro ícones

 

A sede da 10ª Região Militar, na Avenida Alberto Nepomuceno, no Centro, é um ponto obrigatória de visitação para quem vem a Fortaleza e quer se inteirar um pouco da sua história.

 

Quatro ícones importantes da terra de José de Alencar estão eternizados no local: o Forte de Nossa Senhora da Assunção (onde Fortaleza começou), o Museu e Panteão General Sampaio (patrono da Infantaria), a Praça Martim Soares Moreno (em homenagem ao português considerado fundador do Ceará) e a prisão da heroína cearense Bárbara de Alencar.

 

Para receber não só os visitantes que chegam de todas as partes do Brasil e do mundo, mas também legiões de estudantes cearenses que acorrem todos os dias à 10ª Região Militar, o Ministério do Turismo credenciou o guia de turismo César Melo.

 

"Aqui nossos visitantes têm uma boa acolhida, pois dispomos de agências bancárias e dos Correios, uma cantina e banheiros. Quem quiser, pode cortar o cabelo no salão que funciona durante o horário comercial", avisa César Melo. Segundo ele, as pessoas costuma se dividir no tocante às atrações que encontram no prédio da 10ª Região. Um dos momentos mais emocionantes é quando se tem acesso ao calabouço onde foi enclausurada Bárbara de Alencar, avó do escritor José de Alencar e considerada a primeira mulher presa política do Brasil. Em dezembro e no próximo mês, as visitas com a presença do guia ocorrerão somente pela manhã.

 

Farol do Mucuripe está fechado

 

Um tradicional endereço que deve ser evitado é o do Farol do Mucuripe. O equipamento histórico está fechado para visitação e, segundo a Secretaria de Turismo, será totalmente restaurado em 2010, assim como o Museu do Jangadeiro, que funcionava no mesmo local.

 

O velho Farol foi construído em estilo Barroco, entre os anos de 1840 a 1846, pelos escravos. Construção em alvenaria, madeira e ferro. Ele representa uma das mais antigas edificações de Fortaleza. Foi durante muito tempo referência para embarcações que aqui aportavam; porém, o velho olho do mar, como era conhecido, foi desativado em 1957. Apesar de fechado, segundo informações de Marco Antônio, encarregado de zelar pelo patrimônio, todos os dias visitantes se dirigem ao Farol para tirar fotos da fachada.

 

Dicas de Segurança

 

Dicas

A seguir, as principais precauções que devem ser adotadas não só pelos visitantes, mas pela comunidade em geral e alguns telefones úteis.

 

PM Tur

A Companhia de Policiamento Turístico (Cptur) funciona na Rua Fonseca Lobo, número 1.548, Aldeota. O telefone é (85) 3101.3153

 

Polícia Civil

A Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur) está localizada na Rua Historiador Raimundo Girão, 805, na Praia de Iracema. O número de telefone é (85) 3101.2488

 

Acompanhante

A polícia recomenda que os turistas, sempre que possível, andem acompanhados na cidade.

 

Bancos

Todo cuidado é pouco na hora de sacar dinheiro, principalmente nos caixas eletrônicos. Quantias de maior valor devem ser retiradas somente nos caixas internos das agências bancárias.

 

 

Veja também o Portal Messejana nas redes sociais:

 

 

 



Exibir todas as matérias.