1. Nascido a 04 de janeiro de 1923, em Messejana, Fortaleza Ceará. Filho de Dionísio Leonel Alencar e Josefa Barros de Alencar e casado com a Srª. Lêda Oliveira de Alencar, cuja união nasceram quatro filhos: Francisco José, Fernanda, Diana e José Barros de Alencar Júnior e seis netos: Gustavo, Cristiano, Camila, Raquel, Fernanda e Juliana e uma bisneta: Fernanda. Faleceu dia 14 de julho de 1984, vítima de acidente automobilístico, na cidade de Açu, no vizinho estado do Rio Grande do Norte.
2. Ainda menino inicia seus estudos no Grupo Escolar José de Alencar em Messejana, onde conclui o curso primário. Preparou-se para o Exame de admissão no Colégio Rio Branco, vindo a concluir o ginasial no Colégio São Luiz, depois passou pelo Colégio Floriano e, com a extinção deste, matriculou-se no Colégio São José, até abandonar os estudos por motivos superiores.
3. Prestou serviço militar junto a 7º Região Militar, tendo sido incluído em 1ª de março de 1941, com a especialidade de sinaleiro observador, e após concluir o tempo foi para a reserva.
4. JOSÉ BARROS DE ALENCAR, mais conhecido como ZÉ BARROS, nasceu predestinado a ser um homem público. Iniciou-se na vida pública em
5. Em
- 33 (trinta e três) anos de sucessivas reconduções à Câmara Municipal de Fortaleza, representando, especialmente, o Distrito de Messejana;
- 12 (doze) mandatos de Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza;
- Único Vereador Brasileiro a ser recebido
- PRESIDENTE EMÉRITO da Câmara Municipal de Fortaleza, de acordo com o Projeto de Resolução de nº 808/81, de 30 de abril de 1981;
- Na última eleição em 1982, foi eleito pela 9ª vez consecutiva com 10.832 votos pelo Partido Democrata Social – PDS.
A carreira política de JOSÉ BARROS DE ALENCAR esteve marcada por uma forte atuação parlamentar.
Conhecedor da habilidade política liderou com humildade e, no desemprego de suas altas funções, sempre se portou com civismo e lealdade a seus Pares.
Graças a essa mentalidade, JOSÉ BARROS DE ALENCAR, exerceu pela décima segunda vez a Presidência da Câmara Municipal de Fortaleza, fato inédito no Brasil, prova inconteste de sua liderança e espírito público.
Ao longo de seus 33 anos de sucessivos mandatos, JOSÉ BARROS DE ALENCAR, quando não esteve à frente da Presidência do Poder Legislativo, exerceu a liderança do Governo Municipal, foi Secretário da Casa e Presidente de Comissões Permanentes.
Paralelamente às atividades parlamentares, JOSÉ BARROS DE ALENCAR teve atuação em todo o País, participando de Congressos, Encontros Municipalistas, emprestando ainda, seus relevantes serviços na Vice Presidência do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira dos Municípios e na Presidência e Vice da União dos Vereadores do Ceará, outro cargo de confiança de seus pares de todo o Estado.
O Comitê de Imprensa das Casas Legislativas do Ceará o escolheu como “um dos melhores” em sucessivas eleições, assim como a crônica recreativa dos diversos bairros de Fortaleza.
Coroando com êxito todas essas atividades, JOSÉ BARROS DE ALENCAR ocupou por cerca de 70 (setenta) vezes, interinamente, a Chefia do Executivo Municipal de Fortaleza. Foi Prefeito de Fortaleza, de fato e direito por 48 horas, isso aconteceu no dia 23 de março de 1959, quando teve que assumir a Prefeitura por conta da renúncia do então prefeito, Acrisio Moreira da Rocha.
DISTINÇÕES: MEDALHAS E DIPLOMAS.
01. Diploma de Honra ao Mérito pela Associação Brasileira de Municípios.
02. Certificado de Honra ao Mérito do Sindicato dos Trabalhadores
03. Medalha de Honra ao Mérito do Rádio Cearense.
04. Diploma de INCENTIVADOR DA CULTURA, conferido pelo Conselho Superior da Academia Antero de Quental, de Lisboa, Portugal, através de sua representação em São Paulo, Brasil.
05. Medalha do Mérito Legislativo, por ocasião de suas “bodas de prata” parlamentares, outorgada pela Câmara Municipal de Fortaleza.
06. Medalha Câmara Municipal de Ribeirão Preto.
07. Medalha Câmara Municipal de Santos.
08. Medalha do Mérito Educacional Padre Champagnat.
09. Medalha Câmara Municipal de Maceió.
10. Instituto de Cacau da Bahia.
11. Medalha Escudo da Marinha do Brasil.
12. Medalha Correia Lima, Exército Brasileiro.
13. Medalha 25 Anos da Universidade Federal do Ceará.
14. Sócio Honorário da Ordem dos Velhos Jornalistas do Estado de São Paulo.
15. Medalha da Câmara Municipal de Porto Alegre.
16. Medalha Soares Moreno, da Prefeitura de Fortaleza, sendo o 1º agraciado.
17. Medalha da Primeira Legislatura da Cidade do Rio de Janeiro, Outorgada
18. Diploma e Placa de “Colaborador” do 23º Batalhão de Caçadores, com sede em Fortaleza.
19. Personalidade Municipalista de 1981, Título conferido pelo Jornal dos Municípios do Ceará.
20. Embaixador da Boa Vontade, com a responsabilidade de incrementar o civismo e as atividades culturais e intelectuais, conferido pela Cidade de Louisville, Estado de Kentuck, USA.
21. Medalha Anchieta, da Cidade de São Paulo.
22. Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo, concedida pela Câmara Municipal.
23. Titulo de Acadêmico Honorário da Academia Cearense de Letras.
24. Medalha 30 anos do Banco do Nordeste.
25. Medalha Lions – Butantã – Cinqüentenário – Movimento Constitucionalista – São Paulo.
26. Medalha Ideal Clube – Cinqüenta anos de fundação.
27. Diploma – Gratidão da Assembléia Nacional de Presidentes de Câmaras das capitais de estados e territórios brasileiros, pelos relevantes serviços prestados à causa municipalista.
28. Medalha da Abolição, outorgada pelo Governo do Estado do Ceará.
29. Jangada “7 dias em destaque”.
30. Personalidades Destaques de 1983 – pelos relevantes serviços prestados à comunidade cearense – nas áreas política, administrativa, social e de comunicação ( Rádio Dragão do Mar).
Obs.: com as dependências do Plenário da ABL lotadas, prestigiaram a Solenidade o Ex-Prefeito de Fortaleza, Dr.
V-Instituída a MEDALHA DO MÉRITO MUNICIPALISTA – VEREADOR JOSÉ BARROS DE ALENCAR, através da resolução nº. 886/84 de 25 de setembro de 1984 de autoria do Vereador Juarez Leitão.
Esta é uma homenagem do Portal Messejana ao ilustre cidadão José Barros de Alencar, que em muito trabalhou pelo Brasil, pelo Ceará e