A bela Lagoa de Messejana poderia ser
melhor aproveitada!
 

 

 

NOTA DO PORTAL MESSEJANA

 

Esta matéria, como tantas outras publicadas sobre o tema, tem o objetivo de apontar deficiências e problemas, não pelo intuito apenas de criticar, muito pelo contrário, mas para evidenciar a existências das situações críticas para as autoridades e propiciar ou apontar possíveis soluções para os casos apontados. Fotografias à noite dos locais visitados não foram realizadas por motivo de segurança, ou melhor, de Insegurança.

 

Com apoio do grupo Amigos da Lagoa, uma equipe do Portal Messejana fez um trajeto de lancha pela Lagoa de Messejana. Foram obtidas imagens muito bonitas e outras nem tanto, tendo em vista a degradação da Lagoa pela ação de vândalos e recebimento de esgotos, óleo e muita sujeira que adentram diariamente a Lagoa.

 

Movimento “Amigos da Lagoa”

 

Agradecimentos ao Movimento Amigos da Lagoa, por possibilitar a tomada de imagens da Lagoa de Messejana de dentro para fora e pela participação nas entrevistas. É oportuno destacar a boa vontade do Ramalho, um messejanense “de fato” e que, voluntariamente se propôs a ajudar o Portal Messejana na parte operacional da matéria, por interesse e gosto pela própria Lagoa de Messejana vem lutando por um ambiente melhor e de maior conservação da natureza para a comunidade.

 

A Lagoa de Messejana, com sua beleza, é mal aproveitada e mal tratada

 

Um fato: a Lagoa de Messejana é muito bonita e possui atrativos para os próprios moradores e turistas, se houvesse um melhor aproveitamento da área.

 

Por exemplo, poderiam ser instalados parques infantis, com brinquedos para as crianças, pedalinhos, passeios de caiaque, equipamentos para ginástica destinados a todas as idades etc. Nas margens, se fossem limpas e não contaminadas pelos esgotos, óleo de automóveis vindos de oficinas, bem que poderiam ser plantadas hortas para a própria comunidade. Não sabemos se tal iniciativa depende do Estado ou do Município, tendo em vista que o controle de áreas ambientais é do Estado. Mas independente disso, acordos poderiam ser firmados e o aproveitamento do potencial dessa bonita Lagoa de Messejana seria utilizado de forma plena, melhorando assim as condições de uso e propiciando atrativos para a população de Messejana.

 

Se a Lagoa de Messejana estivesse situada em regiões mais abastadas ou com autoridades que soubesses avaliar o potencial turístico da área a situação seria outra, bem melhor. Mas tudo isso só poderia ocorrer com infraestrutura, segurança, iluminação, manutenção e controle dos órgãos responsáveis. Como é de conhecimento geral, algumas melhorias de limpeza foram feitas, mas não foram observadas as práticas de manutenção nem implantado sistemas de segurança e vigilância da área. Tudo será perdido rapidamente. E os vândalos (que infelizmente fazem parte da população) irão destruir tudo em pouco tempo. É a falta de educação em seu sentido mais amplo.

 

O calçadão da Lagoa de Messejana

 

Para quem passa por Messejana, chegando pela Avenida Frei Cirilo, o visual da Lagoa de Messejana é bonito e o trecho da “curva da Lagoa” está em boas condições.

 

Por outro lado, não dá para perceber os fatos em sua plenitude e constatar os problemas ali existentes, na Lagoa em si e no calçadão que foi construído em sua margem.

 

A prefeitura limpa tudo, periodicamente, e na instalação colocou placas indicativas do que é a Lagoa, origens etc. etc. Pois bem, nessas placas não se lê mais nada! As placas existentes estão completamente pichadas.

 

A falta de vigilância e de policiamento contribui para isso, fatores aliados à falta de educação e ao vandalismo existente que danificou tudo, como amplamente fotografado na galeria de fotos apresentada nesta matéria.

 

Os perigos do Calçadão

 

Com o grupo Amigos da Lagoa uma equipe do Portal fez um trajeto percorrendo todo o calçadão da Lagoa de Messejana. Seguindo pelo calçadão que margeia a Lagoa de Messejana até o Polo de Lazer, muita escuridão e, no próprio polo, verificou-se que vândalos estão destruindo novamente o que a Prefeitura fez e refez várias vezes, retirando as madeiras, as tábuas do piso, para fazer rampas para a Lagoa ou mesmo para fazer fogo e churrasco para as bebedeiras no local. Um dos membros da equipe torceu o pé, quase fraturando a perna, ao cair em um dos buracos lá existentes. (O levantamento fotográfico e as reportagens em vídeo realizadas no dia seguinte constataram o perigo, material que em breve estará disponível no Portal Messejana e os vídeos no Canal Youtube do Portal).

 

O grupo enfrentou uma parada dura, qual seja a de andar pelo calçadão, entre a pracinha, passando por trás da rua do antigo Balneário Clube de Messejana (que infelizmente foi destruído e hoje é uma pracinha mal cuidada, escura e abandonada).

 

Em alguns locais do percurso vários “banheiros” naturais, que as pessoas utilizam para fazer suas necessidades ao ar livre. E fica a podridão espalhada, no chão, na água da lagoa e no ar... Não há um só banheiro químico. Segundo nos foi informado quando instalaram banheiros químicos no local, e isso é incrível – algumas pessoas se aproveitaram para cobrar aluguel dos espaços para que viciados se drogassem ou praticassem sexo. Pode?  E depois esses banheiros foram retirados.    

 

O calçadão (todo escondido pelos altos muros, tanto é que ninguém de fora de Messejana toma conhecimento de sua existência), foi um dos motivos da realização dessa caminhada educativa.

 

A escuridão e a ausência total de policiamento na área nos assustaram. Mesmo porque se houvesse qualquer tentativa de assalto estaríamos totalmente desprotegidos, fora da visão de todos, praticamente no escuro e sujeitos a qualquer tipo de violência. Cruzamos com uns ciclistas (poucos) e ficamos até preocupados com a história do roubo de celulares e assaltos. Certamente não fomos abordados pelo número de pessoas na caminhada. Sozinho por ali nem pensar...

 

Uma “Barra Pesada” na margem da Lagoa de Messejana

 

No final do calçadão vimos o que resta do antigo Tremendão, que está desocupado e teve várias partes da construção furtadas e as paredes dos escritórios arrombadas (que ficam embaixo do prédio). O ambiente está sendo esconderijo de usuários de entorpecentes e local para abrigar prostituição e outros ilícitos. Bem que poderia ser mostrado pelos programas de televisão que tratam do tema.

 

Seguimos pelo calçadão (ainda sem encontrar nenhum policiamento e sem ver nenhuma viatura passar pela Av. Frei Cirilo) até o final da Lagoa de Messejana. Nesse local o Grupo Amigos da Lagoa já identificou mais de uma vez construções irregulares visando a instalação de “Tapioqueiras” à margem da Lagoa, sem licença, sem estrutura, sem nada. Na oportunidade, pela ação do grupo, as barracas foram retiradas e o local foi limpo e pintado.

 

No local hoje vemos um painel “Amigos da Lagoa”, com uns versos de autoria do Sr. Ramalho, morador antigo de Messejana, fundador e líder do movimento “Amigos da Lagoa”.

 

Fotografias

 

Algumas fotos nesta matéria retratam as belezas da Lagoa de Messejana. Outras os aspectos negativos, que os órgãos públicos podem corrigir (fornecendo segurança patrimonial e física), e contando com ajuda da própria comunidade. Como a esperança é a última que morre, desejamos ainda que o vandalismo acabe ou diminua e aqueles os que destroem o patrimônio público tomem consciência do mal que fazem e passem a agir na rota do bem.

 

Vale dizer novamente “quisera o Portal Messejana poder exibir APENAS fotografias bonitas de Messejana”, mas isto seria esconder uma realidade e a verdade sobre os fatos.

 

Vejam outras fotografias, que destacam os aspectos bonitos da Lagoa de Messejana e os aspectos ruins, pela ação de vândalos, estão nas duas galerias abaixo.

 

 

Belas imagens da Lagoa de Messejana

Problemas da Lagoa de Messejana

 



Exibir todas as matérias de Messejana