As autoridades estão surdas, mudas e cegas? Estão acabando com o Brasil!

 

 

 

(*) João Ribeiro

 

O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO BRASIL?

 

Temos observado atualmente um sem número de problemas, em diversas áreas e esferas. São tantos que nem muitos redatores poderiam acompanhar com a devida oportunidade, na medida em que ocorrem. É preciso destacar desse quadro lamentável é o fato das autoridades maiores, nossos representantes, não se manifestarem publicamente. Ficam nas reuniões, nas negociações políticas, mas desprezam o povo totalmente. É como se o Brasil pertencesse apenas a eles. Sinto que estou remando contra uma maré forte, que envolve incompetência, falta de ética, de respeito, de cidadania e de moralidade. Espero assim que essas palavras formem um pouco mais a mentalidade de pessoas boas no sentido de fazê-las ecoar país afora e um dia reverter este quadro vergonhoso e nos fazer sair deste verdadeiro pesadelo real.

E diante de tudo isso as autoridades não se pronunciam!

 

A SEGURANÇA PÚBLICA

 

Em todo o país a Segurança Pública está de mal a pior. Os índices de assalto são impressionantes. Nesta primeira semana de janeiro soube através da televisão que apenas um posto de gasolina já sofreu assalto 168 vezes. Não há comerciante que suporte. Nem pessoas que desejem arriscar suas vidas nesse tipo de estabelecimento. Nas residências (casas, apartamentos, locais de veraneio, onde quer que seja)a situação também é crítica. Nas ruas não podemos ter tranquilidade para andar. Ficamos sempre com atenção redobrada em virtude da possibilidade real de sermos assaltados, furtados, roubados ou até mesmo assassinados. O simples ato de retirar dinheiro em banco ou fazer algum pagamento implica em risco grande.

E diante de tudo isso as autoridades não se pronunciam!

 

TIRARAM A REFINARIA DO CEARÁ

 

Fato recente, uma refinaria de petróleo que seria instalada no Ceará, depois de muita promessa, reza brava e tudo que tem direito, como desapropriações de centenas de famílias no local, afora outros investimentos para o que seria mais um motivo de redenção econômica cearense, o sonho foi retirado pelo governo federal. Simplesmente cortaram o projeto. Não vai ter mais e pronto! Apesar dos reclamos do governador do Estado, Camilo Santana e de ações visando o ressarcimento do dinheiro jogado fora para nada.

E diante de tudo isso as autoridades não se pronunciam!

 

AUMENTO DE GANHOS DE POLÍTICOS

 

Um absurdo! Dia 11 de fevereiro, em Minas Gerais, políticos aprovaram (rapidamente) uma verba de R$ 3.000,00 (três mil reais) a título de auxílio moradia. Seria para rir muito se o caso não tivesse características imorais, indecentes. Comentava o Ricardo Boechat, da Bandeirantes, que “parece que o dinheiro é deles”, pois não se preocupam mais e tudo de transforma em um acinte, um deboche ao povo. Pensem bem: um deputado ganha um salário bruto aproximado de R$ 25.000,00 e ainda vota um auxílio moradia? Afora outras benesses já incorporadas? Uma vergonha. E vai acontecer o que? Nada. Simplesmente vão ficar recebendo a grana e sangrando os cofres do erário público sem dó nem piedade. Os nossos maus representantes se escondem do povo constantemente.

E diante de tudo isso as autoridades não se pronunciam!

 

A INDEPENDÊNCIA ENTRE OS PODERES ESTÁ COMPROMETIDA

 

Como dizer que os poderes da República são independentes? Se um deles, o Executivo, arrecada impostos para arcar com todas as despesas e devolver em serviços para a população. E o Legislativo aumente o que quer, quando quer, sem ter o mínimo respeito pela população e sem saber de onde virá o dinheiro? Desse jeito o país vai quebrar. Não quebrou ainda porque é muito rico e ainda está suportando esses descalabros. Em meu entendimento, quem sabe o que pode pagar é o Executivo e não deveria admitir este estado de coisas. E com a globalização, um exemplo de Minas Gerais logo deverá ser seguido por outros estados e os aumentos absurdos virão em cascata.

E diante de tudo isso as autoridades não se pronunciam!

 

E O PAPEL DA IMPRENSA NA SITUAÇÃO?

 

Entendo que não é bastante noticiar os fatos. Nesta democracia, que está prejudicada de forma lamentável pela fraqueza ou manipulação de algumas instituições, deveria cobrar respostas das autoridades, propor entrevistas em nível nacional para dar conhecimento ao povo brasileiro sobre o que estão fazendo no país.

 

REMANDO CONTRA A MARÉ

 

Sinto que estou remando contra uma maré forte, que envolve incompetência, falta de ética, de respeito, de cidadania e de moralidade. Espero assim que essas palavras formem um pouco mais a mentalidade de pessoas boas no sentido de fazê-las ecoar país afora e um dia reverter este quadro vergonhoso.

 

 

(*) João Ribeiro é atualmente diretor, analista de conteúdo e editorialista do Portal Messejana. Escreve também para seu blog – o Blog do João Ribeiro, no qual aborda assuntos de interesse geral da comunidade e de outros campos de expressão do poder nacional; também é Analista de Informações do Ministério do Trabalho, aposentado, cargo hoje denominado Oficial de Inteligência na atual Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) da Presidência da República. 

 

Veja também nas redes sociais:

 


 

Exibir todos os editoriais do Portal Messejana