Uma breve história de Fortaleza

 

 

 

 

Hoje, Fortaleza é uma cidade belíssima, cheia de atrações e que ganha cada vez mais destaque no âmbito de nosso país. (Ilustração obtida na internet – Fortaleza Nobre).

 

Para homenagear minha cidade, que aniversaria em 13 de Abril, completando 289 anos desde o ano em que foi oficialmente declarada como vila decidi escrever um pequeno texto, contando de forma superficial e resumida a história de minha terra natal desde seu descobrimento pelos europeus.

 

Sei que Fortaleza já existia e tinha sua história muito antes disso, porém, essa história não foi documentada, impossibilitando meu conhecimento sobre esse longo período, portanto já fique ciente de que o fato de começar minha narrativa por esse momento da história tem seu motivo e de maneira nenhuma visa desmerecer os reais habitantes nativos.

 

Nossa história possivelmente começa antes mesmo do suposto “descobrimento” do Brasil, pode ter sido aqui o local de tal descobrimento, e diferente do que muitos pensam, não foi um português que chegou aqui primeiro e sim, um espanhol, Vicente Yañez Pinzón, mais de 2 meses antes de Pedro Álvares Cabral chegar à Bahia.

 

Nossa cidade não foi de muito interesse aos seus descobridores, somente em 1603 teve início o povoamento português da região, que na época tinha o nome de “Nova Lisboa”, porém, devido às secas e às dificuldades impostas pelo nosso clima quente o povoado não prosperou.

 

A localidade que não atraiu os portugueses logo foi tomada por um povo que viu seu potencial, os holandeses, em 1640. Os indígenas da região representaram problemas aos holandeses, que construíram um forte para poder combatê-los, o forte Shoonemborch, que viria a motivar o nome da cidade. Foi nesse período que a história de Fortaleza, quanto núcleo urbano, começou definitivamente, então, de certa forma, nossa história começa com os holandeses. Porém, em 1654 os portugueses reconquistaram seu antigo domínio.

 

Em 13 de Abril de 1726 somos elevados a condição de vila, daqui por diante só cresceríamos cada vez mais. Em 1799 superamos Aquiraz e assumimos o título de capital do Ceará. Em 1824 viramos revolucionários conjuntamente aos nossos outros estados-irmãos do nordeste ao defendermos a implementação da república, a criação de uma constituição e nossa separação do Império Colonial Português, queríamos ser livres. Fomos pioneiros ao libertar nossos escravos quatro anos antes do restante do país em 1884, servimos como inspiração aos demais estados. Em 1910 já éramos a 7ª maior cidade do Brasil.

 

Hoje, Fortaleza é uma cidade belíssima, cheia de atrações e que ganha cada vez mais destaque no âmbito de nosso país. Também é uma cidade cheia de desafios, porém, como nossa própria história nos diz, somos capazes de reverter todos os nossos problemas e tornar nossa cidade ainda mais digna, se assim quisermos e nos esforçarmos para concretizar esse objetivo.

 

 

Andrew Matheus Cavalcante Sales – estudante do Colégio 7 de Setembro

 



Exibir todas as matérias.