Centro Antigo, um lugar cheio de histórias para contar

 

 

 

Quem nunca se deliciou com o tradicional pastelzinho com caldo de cana de açúcar, passeou pelas ruas do centro ou bateu papo em um dos banquinhos da Praça do Ferreira, não sabe o que está perdendo. Quer conhecer mais o centro antigo de fortaleza?

 

Uma breve história sobre o centro

 

Com a expansão de Fortaleza, durante os séculos XIX e XX, alguns bairros residenciais, que estavam concentrados na região central de Fortaleza, passaram a praticar atividades comerciais. Têm início o centro tão conhecido pelos fortalezenses.

 

 

 

O comércio é tido como uma das atividades mais conhecidas, sendo considerado por muitos, a veia pulsante do bairro. Mas não é só de comércio que o centro da cidade vive. Ali estão concentrados inúmeros edifícios históricos, praças e monumentos que as vezes passam despercebido pelos visitantes.

 

Conhecendo o centro

 

O Centro de Fortaleza reserva agradáveis momentos para quem deseja explorá-lo. Monumentos históricos, como a estátua da escritora Rachel de Queiroz, edificações antigas que contém a história da cidade, praças, como a do Ferreira e o teatro José de Alencar são opções para quem deseja iniciar um passeio pelo centro da cidade.

 

Há também o Passeio Público, que é a mais antiga praça da cidade. Tendo sido palco de inúmeros eventos históricos que marcaram a cidade de Fortaleza, como assassinato público dos revolucionários da Confederação do Equador, a praça guarda inúmeras histórias de um passado não tão longínquo.

 

Existem diversos programas que permitem conhecer mais o centro e entre eles estão o: Percursos Urbanos, feito pelo Centro Cultural Banco do Nordeste e o Fortaleza a Pé, feito pelo turismólogo Gerson Linhares.

 

 

Fonte - http://blog.baratocoletivo.com.br/



Exibir todas as matérias.