Comemoração dos 50 anos de ligação com a música pelo Conjunto Big Brasa!  

 

 

50 Anos de Música – Os Anos 60 e a Jovem Guarda em Messejana!

 

Em 1999 foi lançado o livro “O Big Brasa e Minha Vida Musical”, iniciativa pioneira e única em Fortaleza e em todo o Estado do Ceará. O livro teve sua primeira edição lançada em uma memorável festa realizada em Messejana, onde foi criado o Conjunto Big Brasa, da qual participaram centenas de pessoas. Ele destaca o conteúdo e ao mesmo tempo incentiva outras pessoas a registrarem também suas experiências musicais, como forma de contribuir para a cultura e história musical do Estado. Disse em 1999 em entrevista para o Jornal O Povo, que estava “muito feliz em ter conseguido transformar um sonho em realidade!”.  

 

Mais histórias e atualizações sobre a Música dos Anos 60!

 

Mais dois novos livros, com as atualizações musicais de dezoito anos! Assim foi o desafio que surgiu com a chegada de 2017 - quando completo 50 anos de ligação com a música, arte que marcou forte presença em minha vida desde criança, em São Paulo e depois em Fortaleza. A missão de escrever mais dois livros muito me entusiasmou, trazendo agora todas as atualizações referentes ao que ocorreu nos últimos anos, como forma de complementação de nossa vida musical.

 

O mundo da música influenciou minha maneira de ser de forma significativa desde a infância e despertou algumas habilidades que talvez não aflorassem sem ele. Neste relato optei em separar fatos da minha vida musical antes da formação do Conjunto Big Brasa, daquelas experiências vivenciadas durante e depois da existência do grupo, todas pertinentes e de muito valor para mim.

 

O aniversário do Conjunto Big Brasa

 

Em 2017 o Conjunto Big Brasa completaria 50 anos de existência, tendo em vista que foi fundado no dia 29 de abril de 1967, oficialmente. Para celebrar a data festivamente escrevi mais dois livros, com expressivas tiragens impressas e que também serão distribuídos de forma digital. São intitulados: “A Música em Minha Vida – 50 Anos de Lembranças” e “Conjunto Big Brasa – 50 Anos Inesquecíveis”.  

 

Deste modo compartilho com você todas as minhas ligações musicais desde a infância até a adolescência, como também escrevo sobre a história do Conjunto Musical Big Brasa. Esta, portanto, é a minha história de vida, com todas as ligações com o mundo da música e com vários aspectos de uma fase profissional muito importante de minha vida.

 

É importante destacar nas publicações, os vários depoimentos de pessoas, amigos do Conjunto Big Brasa, de Messejana e de vários outros locais, que participaram deste período maravilhoso. 

 

As publicações constituem um documento cultural e histórico sobre a Música em dos Anos 60 em Messejana, Fortaleza e em todo o nordeste, com registros inclusive da participação por quase oito anos do Conjunto Big Brasa na televisão cearense e em Festivais nordestinos da Música Popular, com o Pessoal do Ceará.

 

Foram ao todo três livros que procuram registrar com a máxima precisão os detalhes de um período marcante, com relatos sobre os instrumentos da época, os clubes de Fortaleza, os programas que o Conjunto Big Brasa realizou na televisão cearense, fazendo com que aquele grupo de jovens tivesse um grande número de fãs em todo o Estado do Ceará.  

 

Agradecimentos especiais

 

Em primeiro lugar tenho que agradecer a Deus e a nossos espíritos guias por terem nos protegido dos perigos que nos rondaram ao longo de nossa vida nestes últimos 50 anos. Renovo especiais agradecimentos a meu pai, Alberto Ribeiro da Silva, o Mestre Alberto, e à minha mãe, Francisca Amasile Pereira da Silva, Dona Zisile, pelo incentivo, ajuda constante e incondicional em toda a minha vida desde criança e durante meu forte envolvimento com a Música. Eles sempre estarão presentes em minha vida e eternamente em minhas lembranças. Especial menção para minha saudosa mãe Zisile, que além do gosto pela música, por tudo o que fez por todos nós, da “Família Big Brasa”. Assim temos hoje recordações dos bons tempos do Big Brasa através de notas publicadas na imprensa em variados períodos e fotografias que ela guardava tudo com um carinho especial! Com muito gosto ela recortava as notas de imprensa, as fotos e as guardava cuidadosamente para montar seus álbuns. Essas recordações possuem um valor inestimável para todos aqueles que efetivamente participaram dos Anos 60, da Jovem Guarda e de modo especial do Big Brasa. Nossos agradecimentos a todos os amigos que conosco participaram desta jornada maravilhosa, com muita música e histórias inesquecíveis.

 

 

 

 

João Ribeiro (guitarrista-solo e fundador do Conjunto Big Brasa), conhecido por “Beiró” - em abril de 2017.

https://www.portalmessejana.com.br/messejana.php



Exibir todas as matérias de Messejana