Cuidados com o corpo durante e depois do nascimento do bebê

 

 

Sobrepeso, estrias, celulite e manchas na pele. Durante a gravidez e depois do período de gestação, os cuidados com o corpo precisam ser redobrados

 

Na gravidez, o corpo da mulher passa por intensas transformações físicas e hormonais, e por isso é preciso tomar os cuidados durante e depois da gestação. A ação dos hormônios pode deixar a pele mais ressecada e com manchas. O aumento de peso e, consequentemente a aparição de estrias, é outra preocupação para a maioria das mulheres. Para a médica endocrinologista Aline Melo, é importante que mulher tenha orientação de um profissional durante e após o período gestacional. “As mulheres apresentam aspectos diferentes no metabolismo, sejam eles nutricionais ou fisiológicos, com isso o corpo passa por transformações que necessitam ser analisadas por especialistas que irão indicar uma dieta balanceada com carboidratos, e sempre controlando o peso.”

 

Estrias

 

O crescimento dos órgãos de forma rápida estica a pele em excesso, além de sua capacidade normal. Dessa forma surgem as estrias. Segundo a médica dermatologista Maria de Jesus, durante o período de gestação, as estrias se tornam mais visíveis devido à fragilidade das fibras de colágeno e elastina da pele, tendo sua composição modificada durante a gravidez. Isso acaba contribuindo para o rompimento da pele em partes, como coxas, glúteos, seios e abdômen. “As formas mais eficazes para combater esses males que atormentam qualquer mulher são a massagem e a dieta prolongada durante a depois da gravidez.”

 

Celulite

 

A circulação do sangue e a linfática durante a gravidez e tornam-se mais lentas, favorecendo o acúmulo de toxinas, revelando a celulite que já existe. Ainda segundo a dermatologista, a principal maneira de combater a celulite é a prática de exercícios, como caminhar, nadar ou andar de bicicleta. Drenagem linfática duas vezes por semana ativa a circulação, eliminando as toxinas acumuladas no corpo, fazendo com que a pele fique lisinha antes e depois da gestação.

 

Manchas na pele

 

No período em que a mulher está grávida é normal que a quantidade de hormônios triplique e, com isso, é necessária a utilização de protetor solar, mesmo em ambientes em que a luz do sol não é forte. “Durante a gravidez, a quantidade de hormônios deixa a pele mais sensível, isso acaba levando a alterações dos pigmentos e a não prevenção traz o aparecimento de manchas e escurecimento da pele. Mesmo após o parto, essas manchas podem aparecer, é a chamada cloasma melanina pós-parto. E os cuidados com a pele ainda precisam ser constantes mesmo após o nascimento da criança, até que os hormônios voltem a sua normalidade”, explicou a dermatologista.

 

Exibir todas as matérias.