Messejana e sua história 

 

Messejana é um bairro de Fortaleza, localizado na zona sudeste da cidade. É um é bairro rico em fatos históricos e no qual nasceram, entre outras, as seguintes personalidades: o escritor José de Alencar, ex-presidente Humberto Castelo Branco, dentre outras.

 

 

 

Etimologicamente o toponímio Messejana origina-se do árabe masjana, que significa prisão ou cárcere. Mas antes se chamava Messejana esta aldeia dos Potyguara, chamava-se Aldeia de São Sebastião de Paupina.

 

Antes da chegada dos portugueses com as missões militares e religiosas, neste local habitavam dos índios Potyguara. Em 1607, os padres Jesuítas Francisco Pinto e Luís Figueira, durante a jornada no Ceará rumo ao Maranhão, mantiveram contatos com os Potyguara e no local onde estes tinham suas habitações, estes nomearam de São Sebastião da Paupina. Messejana foi indicado no primeiro mapa do Ceará, feito por João Teixeira Albernaz, o velho. Em 18 de março de 1663, a então aldeia Potyguara foi oficialmente denominada de Aldeia de São Sebastião da Paupina.

 

Os Jesuítas foram responsáveis pela urbanização de Messejana. Por exemplo, eles construíram a primeira capela neste local, a qual seria a base da atual Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Em 1759, com a expulsão dos Jesuítas do Brasil na era Pombalina, esta vila passou a ser chamada Vila Nova de Messejana da América.

 

Nos séculos XVII, Messejana viveu de progresso e teve uma importante função econômica dentro do Ceará, pois serviu de via de seu escoamento de gado na época da carne de sol e charque. Deste período ainda existem vestígios da Estrada Parangaba-Messejana (hoje Paranjana) e a Estrada do Fio. Mais tarde no século XIX, esta foi uma das vias de escoamento do algodão vindo das regiões Jaguaribana e Sertão do Central, que foi exportado via o Porto de Fortaleza.

 

Em 1836, é inaugurado o Cemitério Público de Messejana. Hoje este é o cemitério mais antigo de Fortaleza. Em 1921 Messejana sofre uma transformação que teve repercussão até os dias de hoje. O então governador do Ceará, Justiniano de Serpa, rebaixou o município de Messejana a distrito e este é anexado à Fortaleza.

 

MESSEJANA NOS DIAS ATUAIS

 

O bairro é conhecido também pela Lagoa da Messejana, onde há uma estátua representando a personagem Iracema, da obra de José de Alencar. Outros lugares e instituições referenciais do bairro são: o Hospital de Messejana (construído em 1930 pelo arquiteto Emílio Hinko), Hospital de Saúde Mental de Messejana, Vila Olímpica de Messejana, Terminal integrado da Messejana e a própria casa onde nasceu José de Alencar, transformada hoje em museu. Messejana também é conhecida pela Feira de Messejana, uma das maiores feiras de Fortaleza que acontece todos os domingos.

 

A antiga Paupina foi também o berço do Conjunto Musical Big Brasa, que em 2020 completa 53 anos de fundação. Foi um grupo musical famoso nos anos 60 em Fortaleza e em vários estados nordestinos. Com sua expressiva participação na televisão local ajudou muito a propagar o nome de Messejana e de Fortaleza em muitos locais que se apresentou.

 

Nos dias atuais Messejana continua crescendo muito, em alguns pontos desordenadamente. E com este crescimento as mudanças estruturais não a acompanham de forma necessária. O trânsito está muito complicado, os engarrafamentos nas suas ruas principais e acessos estão se tornando frequentes. E as medidas adotadas para resolver os problemas não são suficientes.

 

O INSTITUTO PORTAL MESSEJANA

 

Para marcar a presença de Messejana, com registros históricos, culturais, sociais e turísticos surgiu há catorze anos o Portal Messejana, site do Instituto Portal Messejana. O Portal Messejana, graças ao trabalho de sua equipe, atua em diversas áreas e figura com destaque nos mecanismos de busca, tendo como principal o Google, o mais utilizado pelos internautas. Assim, quando se está no Google e ao pesquisar por "messejana" ou mesmo "portalmessejana", pode-se ter uma ideia da efetiva participação do Portal Messejana, pela quantidade de “links” que remetem à matérias e sua penetração em blogs e nas mais conhecidas redes sociais, como o Facebook, Instagram, Twitter, dentre outros.

 

Projeto Social - como projeto social de destaque mantém o Concurso Garota Portal Messejana desde 2008, com o objetivo de promoção social da juventude nos campos da moda, e publicidade. Dezenas de garotas foram beneficiadas e estão no mercado de trabalho correspondente, com muito sucesso, o que é um incentivo para o Portal Messejana continue cada vez mais com o afinco neste setor.

 

PRESERVAÇÃO DA CULTURA E MEMÓRIA DO CEARÁ

 

Em sua seção História o Portal Messejana traz as origens de Messejana, curiosidades e outros fatos interessantes, inclusive de Fortaleza e de todo o Ceará. Apresenta as Personalidades e os destaques locais e também artistas cearenses, trazendo assim o enfoque cultural de que nossa sociedade tanto precisa manter. Atualmente pode se afirmar, com toda a modéstia, que é o Portal Messejana o maior núcleo de informações sobre Messejana conhecido e disponibilizado através da Internet, um meio de comunicação moderno, ágil e revolucionário. Além disso, possui colaboradores que contribuem com material de conteúdo importante para todas as faixas etárias, com ênfase para os estudantes. É no meio estudantil que a procura é grande por assuntos ligados à história de Messejana, seus aspectos sociais e culturais, além de eventos realizados em Messejana.

 

 https://www.portalmessejana.com.br/messejana.php



Exibir todas as matérias de Messejana