Aniversário de 56 anos de fundação do
Conjunto Musical Big Brasa, sucesso nos Anos 60 e 70!

O Conjunto Big Brasa e sua trajetória de sucesso!
Feliz aniversário! Neste mês de abril as memórias dos 56 anos sobre o Conjunto Big Brasa, de Fortaleza, Ceará, permanecem inalteradas em nossa mente. Parece que o tempo não passou. Recordar é preciso. A ideia de formar um conjunto surgiu em conversa com os colegas em Messejana. A partir daí, com o total apoio de meus pais, foi como uma bola de neve. A vontade e o entusiasmo pela música cresceram rapidamente. É ainda uma referência dos Anos 1960 e 1970 em todo o Estado do Ceará e muitos municípios do nordeste brasileiro, em especial no Maranhão, Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Norte. É importante dizer que todos esses registros fazem parte da história musical de Fortaleza e também de nossa cultura, que nem sempre é bem cuidada. O Conjunto Big Brasa possui um enorme acervo, com fotografias e vídeos, que considero muito importante. Além disso, com a tecnologia hoje existente marca presença nas redes sociais, como o Facebook, Instagram e tem um Canal no Youtube. Além disso, figura também na Wikipédia, uma enciclopédia internacional, o que muito nos orgulha. 

 

O Conjunto Musical Big Brasa marcou forte presença no cenário musical cearense, em especial nos programas da TV Ceará Canal 2, Show do Mercantil, apresentado pelo jornalista Augusto Borges (in memoriam) e no Studio 2, programa diário que ia ao ar ao meio-dia e no qual o Big Brasa apresentava três ou quatro músicas. Essas apresentações sem dúvida ajudaram a alavancar a rápida ascensão de nosso grupo.

 

Fundado em 29 de abril de 1967, coincidentemente no meu aniversário, nos deixou lembranças inesquecíveis. O embrião do conjunto musical Big Brasa sempre foi Fortaleza. Durante toda a existência do grupo e de minha vida musical a sede sempre permaneceu no mesmo local, onde foi realizado o primeiro ensaio do grupo foi por algum tempo em uma pequena sala, que dividia com os meus primos Carlomagno (in memoriam) o Carló e o Adalberto (in memoriam). Tinha as paredes todas pintadas, com muitos desenhos coloridos, feitos com tinta a óleo. Nele desenhávamos de tudo. Guitarras, pistas de corrida e até mesmo o famoso personagem Amigo da Onça, este feito pelo Carló. Até um dia desses, em uma das reformas que fiz em nossa casa, vimos marcas das pinturas que ainda estão lá, agora encobertas por um tipo de revestimento. Aquele ambiente era nosso mundo. O violão sempre ficava disponível, em cima de uma cama ou cadeira, para facilitar o seu rápido acesso. Tudo o que era de equipamento nós montávamos empilhados, de modo a formar uma parede de som. Sem intenção, nós projetávamos o que iria acontecer em um futuro breve.

 

Muitas pessoas ainda querem contratar o Conjunto Big Brasa, entretanto o grupo foi fundado em 1967 e permaneceu ativo até 1978, quando a quase totalidade de seus componentes se formou em outras áreas e continuou outra trajetória de vida, como era na realidade ideia nossa. Porém até hoje as lembranças, as amizades permanecem. Tanto que a Família Big Brasa ainda mantém um estúdio digital onde alguns amigos músicos têm a oportunidade de se encontrar, tocar juntos e relembrar uma época de ouro em suas vidas. 

 

João Ribeiro da Silva Neto



Exibir todas as matérias da Central do Rock