Saiba quais vírus respiratórios que mais circulam no Ceará e como se prevenir

 

 

 No último ano, mais de 7 mil amostras foram analisadas para monitoramento dos principais causadores de doenças do tipo. Saiba quais vírus respiratórios que mais circulam no Ceará e como lidar com as gripes do período de chuvas.

O uso de máscaras é importante em caso de sintomas gripais

Os primeiros meses do ano marcam o período de maior propagação de vírus respiratórios no Ceará, sendo o Rinovírus/Enterovírus humano, o da Influenza A e o Adenovírus os mais circulantes até o momento de 2024. Os especialistas frisam a necessidade de manter o calendário vacinal em dia e dos cuidados com a higiene para evitar as gripes do período de chuva.

No último ano, a alta disseminação do Vírus Sincicial Respiratório (VSR) aumentou a demanda dos hospitais, principalmente do público infantil, sendo o principal responsável pelas gripes no primeiro semestre. As informações são da Rede Sentinela da Síndrome Gripal da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

O setor da Sesa analisou 7.368 amostras em 2023 para identificar quais os vírus mais afetaram a população no Estado. O VSR (2.619), o coronavírus (1.669) e o Rinovírus/Enterovírus humano (958) ficaram no topo da lista.


Fonte – Diário do Nordeste



Exibir todas as matérias.