Messejana recebe a segunda edição do programa Prefeitura Chega Junto

 

 

  

O programa Prefeitura Chega Junto teve sua segunda edição na manhã do dia onze de maio, realizado desta vez no bairro Messejana, das 8 às 12 horas na Areninha do Murilão. A programação envolveu a oferta de diversos serviços municipais, incluindo emissão de documentos, vacinação, atendimento Pet, oportunidades de capacitação, entre outras iniciativas.

A iniciativa visa aproximar os serviços da população e descentralizar os atendimentos do Município. A primeira edição do programa foi realizada no último sábado (04/05), no Conjunto Esperança, e registrou mais de 2 mil atendimentos, marcando o início do projeto que pretende expandir para diversas áreas da Cidade.

Transporte

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) ofereceu os serviços de solicitação de cartões de transporte ao público. Dentre os serviços disponíveis, houve a emissão de Bilhete Único, para usufruir do benefício da integração no transporte, Bilhete Único para pessoas com mobilidade reduzida não-aparente, solicitação de 1ª e 2ª via da carteira estudantil, 1ª e 2ª via de Bilhetinho (gratuidade infantil para crianças até 7 anos ou 1,10m).

Entre as gratuidades no transporte, também houve a emissão do Cartão do Idoso, além de solicitação de 1ª via e orientação sobre o cartão gratuidade para pessoa com deficiência, voltado para pessoas enquadradas no perfil socioeconômico. Documentação necessária para a emissão dos documentos.

Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS)

A Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social ofereceu atendimentos de Cadastro Único, orientações sobre serviços de proteção à mulher, solicitação de Carteira de Identificação de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), informações sobre o Centro de Referência LGBT Janaína Dutra e direitos das pessoas LGBTQIA+.

Cadastro Único: inscrição e atualização de cadastro de famílias de baixa renda para acesso a programas sociais, como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Auxílio Gás, entre outros. 

Saúde

Com um total de 42 profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em ação, foram ofertados diversos serviços, desde vacinação até ações de conscientização e apoio social.

Além da aplicação de diversas vacinas, foram disponíveis a verificação de pressão arterial, educação em saúde bucal com distribuição de escovas e rastreamento de câncer bucal, ações de práticas integrativas e complementares com massoterapia, aulão de zumba-ginástica-alongamento, acompanhamento do programa Bolsa Família, e também uma ação educativa com abordagem educacional com o público e exposição sobre o ciclo de desenvolvimento do mosquito Aedes Agypti. Na ocasião também foi ofertada vacinação contra raiva animal, teste de leishmaniose canina e diagnóstico de calazar.

Um destaque é a oferta do Consultório na Rua, que leva atendimento médico e orientação, garantindo que todos tenham acesso aos cuidados necessários. Também foi realizada a divulgação do App Mais Saúde e do Tuk Tuk dos Remédios, facilitando o acesso a informações e serviços de saúde para todos.

Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM)

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM) de Fortaleza, com uma equipe, ofertou o serviço de ouvidoria à população, onde poderá ser registrado manifestações relacionadas a sugestões, pedidos de informação, elogio, denúncia ou reclamação.

Serviço aos Pets

A Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa), em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), participou da ação com a realização de consultas clínicas, vacinas anti-rábicas e distribuição de cartilhas educativas e brindes.

Mobilidade

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) emitiu as credenciais de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência, um dos serviços mais requisitados pelo público. Para obter o documento, os interessados deviam cumprir os requisitos exigidos, como ter mais de 60 anos e comprovar a deficiência.

Procon

Os serviços do Procon foram disponíveis para a população com orientação jurídica sobre as relações de consumo, além de abertura de reclamação e distribuição de material educativo. A ideia é resolver problemas que envolvam compra de produtos ou contratação de serviços, levando o direito do consumidor para mais próximo do cidadão.

O Procon ressalta que, para registrar uma reclamação, é preciso estar em mãos com cópia de documentos que comprovem a compra de algum produto ou a aquisição de algum serviço, como nota ou cupom fiscal, recibos, contratos, extratos ou faturas, bem como a cópia de documentação pessoal (RG, CPF ou CNH). O telefone do Procon Fortaleza para denúncias e informações é o 151.



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