Restaurante Tremendão, em Messejana, chega a um triste final

 

 

 

 

O Tremendão

 

O restaurante e churrascaria Tremendão foi sem dúvida uma das referências de Messejana e marcou diversas gerações. Com absoluta certeza está na história e ficará na lembrança dos messejanenses e fortalezenses! O Tremendão, como ficou conhecido até os dias atuais, foi fundado em 20 de junho de 1967 e era localizado no início da Rua Padre Pedro de Alencar, às margens da Lagoa de Messejana. Servia um churrasco muito bom e outras iguarias, tudo em um ambiente muito agradável e com vistas para a belíssima Lagoa de Messejana, proporcionando assim um visual encantador de toda a Lagoa, bem comentada pelo escritos José de Alencar. Foi palco de muitos eventos musicais, recebendo grupos, artistas cearenses e nacionais, dentre eles Cláudia Barroso e Renato e Seus Blue Caps, visto que a música foi uma das tônicas nas diferentes etapas de sua existência.

 

Em março de 2021 o messejanense Santos Ramalho, amigo e colaborador do Portal Messejana e também criador do grupo Amigos da Lagoa, por gostar muito de sua terra produziu um vídeo e fotografias do estado atual em que se encontra o Tremendão, totalmente em ruínas, um material que sem dúvida é chocante para quem vivenciou a história e ficará marcado na memória de todos que gostam de Messejana. Um triste final para uma história tão marcante.

 

Eu, João Ribeiro, presenciei o início do Tremendão em 1967, no mesmo ano em que fundávamos o nosso saudoso Conjunto Musical Big Brasa. Não gostaria de ter escrito esta parte da história, mas cumpre revelar os fatos tais como ocorreram ao longo dos tempos e que agora resultam neste lamentável fim.    

 

 

 

 

 

O acesso ao Tremendão

 

Quem viesse de Fortaleza em direção sul pela BR-116, logo que chegasse à curva da Lagoa de Messejana avistava o imponente Tremendão. Ele também impressionava a todos por estar às margens da linda Lagoa de Messejana e entre outros atrativos pelo belíssimo pôr do sol que apresentava, refletido nas águas da Lagoa. Muita gente ainda hoje diz, ao indicar um endereço em Messejana, para facilitar: “é depois do Tremendão”... E o local sem dúvida vai ser eternamente lembrado como o antigo e saudoso Tremendão.

 

Mesmo com as mudanças de nomes, sempre foi o Tremendão!

 

Ao longo de sua existência o Restaurante Tremendão foi arrendado algumas vezes. Depois de apenas Tremendão por muito tempo tornou-se Tremendão Meat House a partir de março de 2001 e posteriormente no ano de 2008 viria a se chamar Frigideira Cearense. Em sua última etapa de existência, em 2013 foi alugada pela empresa do ramo de alimentação Habib’s, tornando-se bem atraente. E assim teve duração até meados de 2016 quando a casa fechou totalmente e não mais voltou a funcionar, com o prédio ficando abandonado e exposto aos furtos e depredações de malfeitores.  

 

Houve por parte de uma gestão de Fortaleza iniciativas da Prefeitura, concretizadas, no sentido de construir um belo calçadão, da Avenida Frei Cirilo até a Rua Capitão Afrânio, contornando em seu trecho inicial o Tremendão. Tudo foi realizado. Além dos passeios e urbanização das áreas foram instaladas placas explicativas para orientar a população que usufruía dos espaços. Porém condicionantes como as manutenções insuficientes e a falta de uma vigilância em toda a área deram margem à nefasta ação de marginais, que devastaram e furtaram todos os equipamentos, resultando no quadro apresentado pelas fotografias e vídeos produzidos março de 2021.

 

A Estátua de Iracema

 

Naquela oportunidade foi também construída e instalada uma bela estátua representativa da índia Iracema. A bela estátua tem 13 metros e foi colocada nas águas da Lagoa de Messejana, bem próxima ao Tremendão. Tanto a estátua e o calçadão têm sido ao longo dos últimos anos alvos constantes de vândalos que com sua ação destrutiva conseguiram praticamente acabar com o visual existente, transformando o passeio um perigo, pela ação de marginais. A alternativa do poder público para coibir as pichações foram a de pintar a Estátua com uma tinta especial, esverdeada, para minimizar os efeitos dos vândalos, o que tirou muito sua beleza original.

 

A estátua de Iracema foi restaurada inúmeras vezes pela prefeitura. Em um período, no ano de 2016, o grupo “Amigos da Lagoa”, organizado pelo messejanense Santos Ramalho, um admirador e protetor de toda a preciosa área de Messejana, juntamente com o Instituto Portal Messejana, fizeram várias matérias, inclusive com filmagens de lancha, entrevistas com moradores da região e diversos movimentos de distribuição de panfletos para a população, na própria BR-116, em frente ao Tremendão e em outras as áreas, para conscientizar a população sobre o problema e mostrar o grau de destruição conseguido pelos malfeitores. Para que tenham uma ideia da ação devastadora, o próprio motor que fazia jorrar água sobre a Estátua de Iracema foi furtado três vezes em um só ano. A sujeira depositada na Lagoa pelos resíduos de esgoto também inutilizou a possibilidade de banhos naquele local. E o Píer, muito bonito, também construído no local pela Prefeitura, foi totalmente destruído pelos vândalos, os quais furtaram o madeiramento, os bancos, postes de iluminação etc.

 

Participação do Conjunto Big Brasa

 

Nós, que participamos do Conjunto Musical Big Brasa, fundado em Messejana também no ano de 1967, tocamos no Tremendão diversas vezes. O Conjunto foi cogitado para tocar na inauguração do Tremendão, fato que não chegou a se concretizar tendo em vista que as instalações do Tremendão ainda não possuir local adequado para o grupo musical messejanense.

 

Entretanto, no ano de 1999, quando escrevi meu primeiro livro, intitulado “Conjunto Big Brasa, Anos Dourados”, escolhi o Tremendão como um marco e excelente local para o lançamento. Houve uma festa belíssima da qual participaram conjuntos musicais de Fortaleza, como o próprio Big Brasa, Os Faraós, Os Rataplans e Remember Beatles, além de centenas de amigos, fãs do grupo, familiares e pessoas da comunidade fortalezense que prestigiaram o evento. O evento obteve pleno êxito e vários componentes do Big Brasa, amigos, amigas e fãs, além de pessoas da sociedade messejanense estiveram presentes. A imprensa cearense, destacando-se a TV Ceará, canal 5 e o Jornal O Povo, documentaram o evento, que deixou saudades e lembranças inesquecíveis de uma época de Ouro. Neste período o Tremendão se chamava Frigideira Cearense.

 

Em outras oportunidades o Tremendão promoveu também festas, dentre elas uma com a presença do Conjunto Renato e Seus Blue Caps, que relembrou e animou todos os presentes que todo o repertório dos Anos 1960 e Jovem Guarda.

 

No mesmo período o Instituto Portal Messejana iniciava o seu projeto social de grande alcance, o Concurso Garota Portal Messejana, que abria assim espaços para a juventude no sentido de ingressar no mercado de trabalho no ramo da moda e da publicidade. Assim, o Concurso Garota Portal Messejana realizou as primeiras edições no Tremendão.

 

Ação de vândalos no Tremendão

 

Para constatar o grau de destruição causado por elementos inescrupulosos que frequentavam o Tremendão, cumpre dizer que em uma das reformas, em que a casa ficou perfeita, com tudo novo e todos os equipamentos bem cuidados, nós do Conjunto Big Brasa fomos chamados para animar a brilhante noitada. Pois bem, triste constatação a nossa, apontada por funcionários do Tremendão, que durante o intervalo da festa mostraram as condições que os sanitários tinham ficado: totalmente danificados. Eu presenciei o fato: as torneiras arrancadas, canos, tubulações e aparelhos quebrados, enfim, uma destruição que trouxe aos proprietários e a todos nós muita tristeza, ao constatar que em nossa sociedade, infelizmente existem pessoas dispostas a este tipo de ação de cruel vandalismo.   

 

O Tremendão poderia se tornar um Centro Turístico

 

No entendimento do Instituto Portal Messejana, o local do Tremendão poderia ser aproveitado a partir de uma iniciativa pública de modo a torná-lo um espetacular Centro Turístico em Messejana, com possibilidades de oferecer uma gama de atrativos, como passeios de caiaques, lanchas, pedalinhos, pela Lagoa de Messejana, ainda mais com uma pequena exposição sobre a história da Índia Iracema, tão bem contada pelo escritor cearense José de Alencar e muito conhecida na literatura pelas suas proezas na lagoa e sua velocidade, uma vez que conforme a lenda, Iracema tomava banho na Lagos e saía correndo até ao mar, chegando à praia de Iracema ainda com os cabelos molhados.  Ainda há tempo para isso, para que Messejana tenha um Centro Turístico famoso em todo o país, desde que nossos gestores e representantes pensem da mesma forma...

 

O triste final, repito, que eu não gostaria de ter escrito

 

A deterioração das instalações começou a ocorrer em 2016 quando o prédio, não alugado, foi alvo de depredações e de furtos de tudo: tijolos, pisos, grades etc. E neste ano de 2021 a população de Messejana se depara com cenas inimagináveis de vandalismo. Foram obtidas várias imagens de ruínas do Tremendão, muito tristes para que fiquem registradas no lamentável final do Tremendão, que marcou muito a história de Messejana. Algumas fotografias e um vídeo documentam de forma clara o final da era de nosso Tremendão, de tão boas memórias.

Muito triste para a história de Messejana.

 

(*) Créditos

 

Texto, edição e sonoplastia vídeos: João Ribeiro da Silva Neto

Vídeos e fotos atuais do Tremendão e narração: Santo Ramalho

Fotografias antigas: acervos do Instituto Portal Messejana e do Conjunto Musical Big Brasa. 

 



Exibir todas as matérias.