Nova carteira de identidade: Vapt Vupt e Casa do Cidadão abrem aos sábados para emissão de urgência

 

 

Algumas unidades dos equipamentos no Estado passam a também funcionar aos fins de semana, exclusivamente, para emitir o documento. Carteiras de identidade emitidas antes da adoção do novo modelo, em janeiro de 2024, continuam válidas até o ano de 2032.

 

Algumas unidades do Vapt Vupt e da Casa do Cidadão no Ceará passam a abrir aos sábados, exclusivamente, para emissão de urgência da nova carteira de identidade. A iniciativa emergencial, da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) em parceria com a Secretaria da Proteção Social (SPS), acontece nos dias 14, 21 e 28 de setembro e deve se repetir mensalmente, até atingir a marca de 10 mil documentos.

 

São consideradas situações emergências:

 

Urgências médicas: pessoas que necessitam do documento para tratamentos médicos urgentes ou emergenciais. Comprovação de necessidade para internação/tratamento.

 

Seleção de emprego: indivíduos que precisão do documento para fins de emprego ou participação em processos seletivos, concursos públicos.

 

Vulnerabilidade social: pessoas em situação de vulnerabilidade social ou econômica podem ser priorizadas para garantir acesso aos seus direitos.

 

Viagens: cidadãos que precisam do documento para viagens. É preciso comprovar com a passagem.

 

Estudantes: necessidade para matrícula ou inscrição em processos educacionais.

 

Prova de vida: para beneficiários da Previdência Social/INSS. 

 

Benefícios sociais: necessidade para recebimento de auxílios sociais.

 

Idosos, PcDs, gestante ou lactante, pessoas com transtorno do espectro autista: atendimento prioritário conforme previsto em lei.

 

UNIDADES PARTICIPANTES

No Estado, integram a iniciativa os seguintes equipamentos:

 

Fortaleza — sede da Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CHPB) da Pefoce e unidades Vapt Vupt e Casas do Cidadão;

Maracanaú — Casa do Cidadão;

Juazeiro do Norte — Vapt Vupt;

Sobral — Vapt Vupt.

AGENDAMENTO EMERGENCIAL

Os interessados em emitir a carteira de identidade nacional (CIN) em caráter de urgência devem realizar o agendamento online, por meio deste link, justificando a urgência e anexando documentos comprobatórios. Para acessar o serviço, o cidadão deve clicar na opção “Emissão Carteira de Identidade – Casos Emergenciais” no portal, e seguir as etapas solicitadas.

 

Os pedidos serão analisados e priorizados conforme os critérios de urgência. O agendamento começou nessa quinta-feira (12), e a campanha emergencial ocorrerá mensalmente, como uma medida contínua para atender a população em situações emergenciais, conforme o Governo do Estado.

 

Além dessa ação emergencial aos sábados, o atendimento emergencial para emissão da nova carteira de identidade já ocorre diariamente em todas as unidades Vapt Vupt e em diversas unidades da Pefoce, atendendo cidadãos que necessitam do documento em caráter urgente, garantindo a prestação de serviços contínuos e acessíveis para todos.

 



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