A importância da meditação e os processos da mente  

 

 

Na prática das Artes Marciais o controle da mente é fundamental, além das técnicas e desenvolvimento geral do corpo. Abaixo excelentes tópicos sobre a meditação.

 

 

Auxílio no processo de aquietar a mente

 

Muitos obstáculos interpõem-se no caminho de um praticante de meditação, como por exemplo, sua conduta externa. Em vez de agir com total sinceridade, preenchendo os votos de YAMA e NIYAMA, o estudante se perturba freqüentemente com pensamentos negativos e desejos enganosos.

 

Por isso a adoção de uma postura filosófica intelectual não ser suficiente para um desenvolvimento espiritual. O conhecimento teórico não basta pra erradicar as tendências perversas. É preciso uma prática gradual de reflexão para gerar um desejo por hábitos mais elevados e uma maneira saudável de viver; poderemos assim estabilizar a mente em estados mais sutis, transformando os maus hábitos já profundamente enraizados.

 

Relação consciente e subconsciente

Para o YOGA, nosso plano consciente está inteiramente relacionado ao subconsciente, de tal forma que se exercermos um controle superior nos estados conscientes, poderemos dominar o inconsciente, no qual se encontram arquivados os potenciais de memória (SAMSKARAS) de todo o processo consciente.

 

Devido à uma auto-indulgência nos maus hábitos e pensamentos negativos, assim como a permanência de certas emoções, criamos modificações no plano subconsciente, fazendo com que esses fatores sejam repetidos, reaparecendo incessantemente sob qualquer tipo de estímulo externo.

 

Por outro lado, se quisermos nos assegurar contra esses ressurgimentos dos pensamentos e emoções negativas, temos que gerar tendências opostas no plano subconsciente, que por contínua oposição às causas das propensões perversas no inconsciente, as destruirão; e não mais reaparecerão no plano consciente.

 

Necessidade de contemplação dos opostos

A proposta do YOGA é a arte de erradicar nossas tendências negativas através de constante treino; primeiramente através da aceitação dos votos universais de YAMA NIYAMA e segundo pelo fortalecimento da influência moral para limpar a mente inconsciente de suas propensões perversas. Por exemplo: Ao nos propormos em observar AHIMSA (grande voto de não-violência), e formos perturbados por pensamentos contrários de causar danos, seria preciso remover tais pensamentos nos habituando aos contrários.

 

A contemplação nos opostos é eficaz na eliminação dos pensamentos perversos que obstruem o desenvolvimento espiritual, gerando uma saudável tendência que se fortalece gradualmente, ajudando-nos a destruir as potencialidades negativas da mente.

 

O domínio das emoções

Durante os estágios preliminares na meditação, surgirão os conflitos emocionais. É recomendada a contemplação nos opostos e sua prática diária, para não mais haver a repetição dos desejos e pensamentos negativos, que obstruem a prática da meditação.

 

Conhecimento errôneo: causa dor e sofrimento

Novamente as tendências perversas acrescidas de uma falsa cognição decorrente, causam a continuidade do sofrimento e da dor. Portanto dor e conhecimento errôneo são os eternos frutos das tendências imorais. Na compreensão desse contexto é que reside o poder que produz o hábito de darmos um sentido oposto aos pensamentos. A ignorância é a base de todos os nossos sofrimentos e aflições (KLÉSHAS).

 

O processo de PRATIPAKSABHAVANA, age no nível intelectual, criando discernimento dos constituintes do conhecimento, na remoção da falsa cognição que nos leva ao estado de perfeita discriminaçã0 (VIVEKA).

 

Pensar antes de agir

Os sábios recomendavam, que antes de agirmos, deveríamos analisar, se estamos aptos a fazê-lo por nós mesmos ou se precisaremos que outros façam por nós.

 

E também analisar o motivo da ação; se precedida por desejo, raiva ou ignorância; a intensidade das mesmas, se fortes ou moderadas e suas repercussões de dor e conhecimento errôneo. Esse tipo de atividade intelectual, reduz a força dos pensamentos negativos, pelo constante hábito de contemplar os opostos e agir de acordo com isso no momento.

 

Cada idéia deve ser tomada separadamente e o cultivo do pensamento oposto, em detalhe para enfraquecer as tendências perversas. É preciso encontrar a corrente correta de pensamento e conectá-la com seu oposto negativo.

 

As cinco KLÉSAS (obstáculos) são:

 

A ignorância, o egoísmo, apego, aversão e o amor pela vida, os quais são bem claros quanto a abrangência de PRATIPAKSABHAVANA (contemplação dos opostos).

 

Por exemplo: ao desejarmos causar dano a alguém, mesmo se estivermos cobertos de razões, devemos pensar imediatamente nos resultados desse desejo, nos problemas e infelicidades que esse ato poderia causar. Uma vez estabelecido o princípio de AHIMSA em relação a todos os seres vivos, não devemos em nenhuma circunstância feri-lo novamente por ser a origem de todo o sofrimento do mundo.

 

Técnica de fixação do olhar

TRATAKA é um dos seis métodos de purificação recomendados pelo Hatha-Yoga. O objetivo é o de remover as impurezas dos olhos, estimulando o nervo ótico através da concentração do olhar e para se obter domínio sobre o sistema nervoso e dos sentidos externos. É recomendado quietude e a fixação dos olhos sem piscar, num pequeno objeto, até que os olhos se encham de lágrimas.

 

Regras Gerais para a Prática de Meditação

 

Agora, que encontramos o verdadeiro caminho, descobrimos que ele é perfeito e absoluto; então, por que prática e iluminação seriam diferentes? O veículo do supremo Dharma é livre; então, por que estudar e praticar com esforço para alcançá-lo? Não há necessidade de dizer que todo o caminho é isento de poeira; então, por que limpá-lo? O caminho está bem aqui, neste lugar; então, para que ir lá ou acolá para praticar?

 

Porém, se houver a menor diferença entre você e o caminho, o resultado será uma separação maior do que aquela entre o céu e a terra. Se houver o menor pensamento a favor ou contra, você perderá coração-mente na confusão. Mesmo que você se orgulhe de seu entendimento e ache que tenha a Iluminação, mesmo que imagine ter alcançado o caminho, mesmo que imagine ter iluminado sua mente e ter ganho o poder de tocar o céu, mesmo que imagine estar no reino da iluminação, você terá, de fato, quase que totalmente perdido o caminho, que está além da própria iluminação.

 

Até mesmo o Buddha Shakyamuni, que tinha uma sabedoria inata, praticou meditação por seis anos. Diz-se que até mesmo Bodhidharma, para poder transmitir o coração-mente de Buddha, praticou meditação por nove anos em frente a um muro no templo de Shao-Lin. Já que os antigos sábios eram tão diligentes, por que os praticantes de hoje chegariam ao mesmo estado sem a prática da meditação? Deixe de buscar palavra e letras, aprenda a se recolher e refletir por si mesmo. Se você praticar isto, o corpo e a mente irão desaparecer e a natureza original surgirá. Se você quiser realizar a sabedoria de Buddha, deve começar a meditar imediatamente.

 

Para praticar a meditação, deve-se ter uma sala quieta. Coma e beba com moderação, afaste-se das relações ilusórias. Deixe tudo de lado, não pense no bem e no mal, não se preocupe com o certo e com o errado. Assim, tendo cessado as várias funções da mente, deixe até mesmo a idéia de tornar-se um Buddha. Isto não é válido apenas para a meditação, mas para todas as suas ações do cotidiano.

 

Geralmente, no lugar onde for meditar, coloca-se uma almofada quadrada e fina, sobre a qual se coloca uma almofada redonda e espessa. Você pode sentar na postura de lótus ou de meio-lótus. Na postura do lótus, coloque o pé direito sobre a coxa esquerda e o pé esquerdo sobre a coxa direita. Em meio-lótus, apenas coloque pé esquerdo sobre a coxa direita. A roupa deve ser larga mas arrumada.

 

Depois, coloque a mão direita sobre o pé esquerdo e a mão esquerda sobre a palma da mão direita, com as pontas dos polegares tocando-se levemente. Sente-se ereto, sem se inclinar para a nem para a esquerda ou para a direita, nem para frente ou para trás. Suas orelhas devem estar alinhadas com os ombros e o nariz deve estar alinhado com o umbigo. A língua deve ficar encostada no céu da boca, os lábios e os dentes dever estar fechados firmemente. Com os olhos sempre abertos, respire calmamente pelas narinas.

 

Finalmente, depois de ajustar seu corpo e mente da forma correta, inspire profundamente e balance o corpo para a esquerda e para a direita, até que então permaneça firmemente na postura de meditação, como se fosse uma rocha. Pense no não-pensar. Como isto é feito? Pensando além de pensar e do não-pensar. Isto é a própria base da meditação.

 

A meditação sentada é um processo passo a passo, é simplesmente a prática fácil e agradável do Buddha, a realização da sabedoria do Buddha. O kôan aparecerá no cotidiano e a desilusão não se manifestará mais. Se compreender isto, estará totalmente livre, como um dragão que obteve água ou como um tigre que repousa na montanha. O Dharma supremo vai se manifestar por si mesmo e a mente estará livre do desânimo e da distração.

 

Ao concluir a meditação, mova seu corpo lentamente e se levante calmamente. Não se mova bruscamente. Através da meditação, é possível transcender o mundano e o sagrado e se obter o poder de morrer enquanto se estiver meditando sentado ou de pé. Mais do que isso, é impossível para a mente diferenciadora compreender como os Buddhas e os ancestrais, através de um dedo, vara, agulha ou tambor, expressaram a essência do Zen aos discípulos, nem como transmitem a iluminação com o báculo, punho, bastão ou grito. Não se pode obter a compreensão através de poderes sobrenaturais, ou pela vista dualista de prática e iluminação. A meditação está além do sujeito e do objeto , além do pensamento diferenciador.

 

Portanto, não faça distinção entre o sábio e o ignorante e o sábio. Praticar o caminho com persistência é, por si mesma, a iluminação. Prática e iluminação, meditação e vida diária, não estão separados.

 

Os Buddhas, neste e no outro mundo, e os ancestrais, na Índia e na China, preservaram o coração-mente de Buddha e difundiram a prática Zen. Portanto, você deve se devotar, exclusiva e completamente, à absorção na prática da meditação. Diz-se que há muitos meios de compreender o caminho de Buddha, mas você deveria apenas praticar a meditação. Não há porque deixar o lugar onde você se senta e fazer viagens inúteis a outros países. Se o primeiro passo for errado, imediatamente tropeçará.

 

Você teve a boa fortuna de nascer com um precioso corpo humano, então não gaste seu tempo em vão. Agora, que você sabe o que é o mais importante no caminho de Buddha, como poderia se satisfazer com o mundo impermanente? Nossos corpos são impermanentes como as gotas de orvalho sobre as folhas, e nossas vidas são como o brilho de um relâmpago, que desaparecem em um instante.

 

Por favor, honrado seguidor do Zen, não se surpreenda com um dragão real, nem gaste seu tempo para apalpar apenas uma parte de um elefante. Siga o caminho que leva diretamente ao coração-mente original do Buddha. Respeite aqueles que realizaram a compreensão completa e que nada mais têm a fazer. Torne-se um com a sabedoria dos Buddhas e alcance a iluminação dos ancestrais. Se você praticar a meditação constantemente, você realizará tudo isto. Então, a sala do tesouro se abrirá por si mesma e você poderá usá-lo à vontade.

 

Fonte - http://www.geocities.com/karate_shotokan_br

 



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