Mosteiro de São Bento 
 Dom Beda

  

 

 

Vida do Reverendíssimo Dom Beda (Antônio) Pereira de Holanda. Homenagem prestada em seu aniversário.

 

Nascido na cidade de Ouricuri, interior pernambucano.

Em 1938, o menino Antonio Pereira de Holanda cedo decidiu ingressar na vida consagrada, mas devido à sua pouca idade seus pais preferiram aguardar mais um pouco. Assim é que só aos 18 anos o jovem chega ao Mosteiro de Garanhuns, em Pernambuco. Lá, ingressa na escola claustral, onde receberia as vocações para a vida consagrada segundo a Ordem de São Bento.

 

Após cinco anos pede ao então Abade Dom Jerônimo de Sá Cavalcante para recebê-lo na Ordem dos monges Beneditinos. Em 1961 é acolhido pelo Abade de Olinda, Dom Bonifácio janciem, e começa sua formação monástica, cursando simultaneamente o Ensino Médio no Colégio São Bento de Olinda.

 

Sua formação monástica foi intensa e perdurou por anos: dois anos de postulantado, dois de noviciado, até chegar à consagração monacal (votos perpétuos). Concluiu os estudos eclesiásticos pelo seminário regional do Nordeste, em Camaragibe (PE), onde se graduou em filosofia e teologia.

 

Sua ordenação Sacerdotal foi dada pelo estão Arcebispo Metropolitano de Olinda Recife, Dom Elder Câmara, 1969. Dom Beda é o nome de monge que o jovem padre Antônio Pereira de Holanda recebeu e que, no Mosteiro de São Bento de Olinda, auxiliou em vários trabalhos Monásticos.

 

Vários foram as atividades exercidas por ele com empenho: reitor do Colégio São Bento de Olinda e do Santuário de Nossa senhora dos Prazeres (PE), restaurador de livro antigos, arquivista, celereiro, coordenador das 10 irmandades de Olinda, pároco da paróquia de Guadalupe, da paróquia são Sebastião (em Vasco da Gama, na grande Recife), da Paróquia de Santa Maria, em Recife, e nossa Senhora da Conceição, em Messejana.

 

Eleito prior administrador do mosteiro de Olinda, ajudou na reabertura do mosteiro de São Bento de João Pessoa, na Paraíba. Auxiliou ainda na independência do Mosteiro de Garanhuns, em Pernambuco. Contribuiu para a fundação do mosteiro de São Bento de Brasília e do Mosteiro de São Bento de Fortaleza.

 

Foi nomeado Reitor do seminário Arquidiocesano de Manaus, onde atuou por sete anos. Trabalhou nas paróquias de nossa das Mercês. Organizou a Paróquia de São Bento e a catedral.

 

De volta a Olinda foi eleito abade pela Abadia de Olinda, em 19 de março de 1995, onde ficou durante seis anos, renunciando depois para vir resgatar o pequeno mosteiro que ajudara a construir o Mosteiro de São Bento de Fortaleza.

 

Sabia que aquela obra que tão empenhadamente ajudara a fundar seria um dia um Mosteiro importante, onde o exemplo de nosso pai São Bento seria difundido. Foram anos de trabalho e a consciência de que precisava dedicar-se intensamente à obra. E assim Dom Beda fez: Construiu um Mosteiro lindo. Podemos observar essa beleza não só na arquitetura do prédio, mas no rosto daqueles que vêm em busca de uma palavra, ou mesmo ao encontro do silêncio que este lugar proporciona.

 

Neste momento em que celebra 70 anos de vida, agradecemos a Dom Beda Pereira de Holanda todo o seu empenho na construção do Reino de Deus aqui na terra. Que o Senhor lhe dê a graça e que nosso pai São Bento o Proteja e dê mais anos de vida para este servo, que não mediu esforços em dedicar sua vida a um tesouro maior, que esta dentro de seu coração.

 

Nosso muito obrigado Dom Beda por proporcionar, a todos nós, a felicidade de tê-lo como pastor e amigo. Feliz Aniversário! Muitos anos de vida.

  

 Clique aqui para ver a galeria de fotos   

Visite o Portal Messejana nas redes sociais:

  

 



Exibir todas as reportagens e textos sobre Messejana