Adolescência e educação

 

 

 

 

Adolescência

 

Adolescência, momento da vida onde se podem sentir tormentos e fortes emoções bem como frequentes confrontos entre as gerações jovens e a dos adultos.

 

A Alpha monografias - pesquisas para TCC em Pedagogia realizou este artigo visando dar um embasamento para facilitar a escolha do tema de sua monografia ou seu TCC

As mudanças físicas aparecem a partir dos dez ou onze anos nas mulheres e um pouco depois nos homens. Devido à velocidade da transformação do corpo, muitos adolescentes estão preocupados por sua aparência e precisam ser tranqüilizados.

 

Todo este crescimento utiliza grande quantidade de energia, o qual poderia ter que ver com a necessidade que têm de dormir mais. O levantar-se tarde dos adolescentes irrita aos pais mas não é produto da preguiça de seus filhos, senão de causas hormonais e físicas.

 

É importante ter em conta que cada sujeito se desenvolve a um ritmo diferente.

Além do rápido desenvolvimento físico, produzem-se grandes mudanças emocionais que ainda que são positivas, as vezes podem ser confusas e incômodas para os adultos e para o próprio sujeito. Para construir uma nova forma de ser no mundo%u2026 os adolescentes devem sair de suas casas.

 

O grupo de amigos é o mais importante neste momento da vida, e é o lugar onde eles vão construir sua nova subjetividade. Os pais se fazem menos imprescindíveis. Os jovens passam muito tempo falando por telefone, à frente do computador, escutando música ou fora de casa, o que irrita aos pais e produz conflitos.

 

Os conflitos e discussões, ainda que sejam frequentes, não têm a ver com a personalidade dos pais nem com a deles. Não é que não nos apreciem ou não nos queiram mais, senão que está relacionado com a necessidade dos adolescentes de se tornarem independentes e construirem seu próprio projeto de vida.

 

Ao mesmo tempo em que se esforçam por serem mais independentes, tentam novos caminhos; mas se se enfrentam com dificuldades, costumam enfurecer-se, ficar mal humorados e perder a confiança em si mesmos; o que os leva a refugiar-se em suas famílias.

 

Os problemas mais freqüentes que podem atravessar os adolescentes são:

 

Problemas Emocionais

 

Que adolescente não se sentiu tão triste que chorou e desejou se afastar de tudo e de todos; pensando que a vida não vale a pena.

Estes sentimentos podem dar lugar a um estado depressivo que pode esconder-se sob excessos alimentícios, problemas para dormir e preocupações excessivas sobre sua aparência física. Também podem expressar-se estes transtornos em forma de medos ou ataques de pânico.

 

Problemas de Conduta

 

Por um lado os adolescentes desejam que seus pais sejam claros e lhes forneçam limites precisos mas quando isto se realiza, eles sentem que lhe tiram a liberdade e não lhe permitem tomar suas próprias decisões.

Produzem-se desacordos e muitas vezes os pais perdem o controle não sabendo que les está passando a seus filhos, nem onde estão.

Portanto, é importante que os pais perguntem e conheçam onde estão seus filhos, com quem estão e onde vão. E os filhos informem a seus pais.

A experiência em realização de monografias da Empresa de artigos cientificos Monografia Alpha lhe permite oferecer o melhor conteúdo em monografias

 

Problemas Escolares

 

Muitas vezes os adolescentes recusam ir à escola, expressando assim uma dificuldade em separar-se de seus pais. Isto se pode expressar em forma de dores "de cabeça" ou "estômago".

Outros dos problemas pode ser a dificuldade de integração ao grupo de pares ou conflitos com algum aluno, pode estar sendo acossado por algum colega. Todas estas situações podem fazer que ir ao colégio se converta numa experiência solitária e ameaçadora.

Outros problemas podem estar associados a estados depressivos, ansiosos e à falta de confiança em si mesmos para encarar os desafios da aprendizagem escolar e o de fazer amigos.

Estes problemas emocionais afetam ao rendimento escolar, pois é difícil poder concentrar-se na tarefa quando se está preocupado por si mesmo, os problemas familiares ou de amizades.

 

Problemas de Relacionamento

 

As vezes os adolescentes são tímidos e estão preocupados por seu físico e isto leva a que não façam perguntas a respeito do sexo a seus pais. Em outras oportunidades podem receber informação errônea de seus amigos e parceiros.

Em outras ocasiões, pode ocorrer que suas experiências sexuais as realizem em situações de risco de gravidezes não desejadas ou de possíveis contágios de doenças de transmissão sexual.

A atividade de situações de risco pode indicar problemas emocionais ou refletir uma necessidade de viver ao limite.

Para prevenir tais problemas sexuais é importante que os pais, docentes, médicos de cabeceira ou centros de orientação familiar, ofereçam a nossos jovens a adequada informação e orientação sexual.

 

Problemas de Alimentação

 

Podem sofrer de anorexia ou bulimia nervosa. Com respeito à primeira doença, o adolescente se nega a comer e se vê com sobrepeso ainda que realmente esteja muito magro.

Com respeito à bulimia, podem ter sobrepeso ou não mas eles canalizam seus problemas através da ingestão inadequada de alimentos, isto os deprime e faz com que desejem superar este estado de ânimo através da comida produzindo-se um círculo vicioso difícil de controlar se não passam por algum tratamento.

Monografias Prontas AC - Melhor auxílio para seu TCC

 

Problemas de álcool e Drogas

 

O álcool é a droga que maior freqüência causa problemas nos adolescentes. Os pais devem estar atentos a qualquer mudança repentina e grave de conduta de seus filhos.

A maioria das dificuldades na adolescência não é nem grave nem duradoura, mas o adolescente tem que passar por alguma delas para constituir-se num ser livre e independente com um projeto de vida.

 

Conclusões

 

Os pais ainda cumprem um papel importante oferecendo uma base segura a seus filhos. Para isso têm que se pôr de acordo entre si sobre como estão manejando as coisas e apoiaremum ao outro.

Não devem realizar alianças com o filho, contra o outro progenitor.

Os pais são os que mantêm a seus filhos, por isso eles têm que decidir quais são as regras do jogo ainda que as vezes possam ser negociadas e lembradas entre pais e filhos. Tais regras devem ser razoáveis e serão menos restritivas quando o adolescente se faça mais responsável.

Deve-se manter um diálogo fluído e permanente com os filhos assim eles poderão ir a nosso encontro quando precisem. Para isso é preciso que se sintam ouvidos, não criticados e não avassalados.

Diálogo e escuta, dois princípios fundamentais para enfrentar todas as mudanças que se sucedem neste maravilhoso momento da vida de nossos filhos.

AD Pesquisas para monografia de base para TCC e monografias.

 

 

 

 


Exibir todas as matérias.