Os shows com o Ednardo
Em diversas oportunidades acompanhamos o Ednardo, compositor de inúmeras músicas belíssimas, dentre elas Beira-Mar e Pavão Misterioso, esta última tema de novela exibida pela Rede Globo. Ednardo é um dos componentes do chamado “Pessoal do Ceará”, composto também pelo Belchior, Rodger, Tetty e Jorge Mello. O Big Brasa teve a oportunidade de acompanhar esse pessoal todo, quer na televisão ou em apresentações em clubes ou boates de Fortaleza. Com o Ednardo estivemos
Depois que o Ednardo seguiu para uma temporada
Começamos os ensaios em nosso “QG”. Muito trabalho, porque tínhamos que deixar vinte e cinco músicas preparadas para as exibições. E os arranjos foram muito caprichados. O Ednardo sempre foi bem detalhista em seu trabalho e eu gostava de produzir as introduções das músicas, arranjos e encadeamentos harmônicos para que pudesse improvisar e usar todos os recursos de efeitos de que dispunha. Passamos mais ou menos uma semana ensaiando o dia inteiro, serviço cansativo e por demais desgastante. O importante é que tudo ficou bem arranjado. Copiei em pauta musical todas as introduções e outras passagens para que não houvesse o perigo do esquecimento. O Adalberto tocava bateria e às vezes órgão. O Cláudio Pereira contrabaixo e eu guitarra, viola e flauta doce. O Ednardo, além de cantar suas músicas, usava em algumas delas umas percussões para produzir maior efeito nos arranjos e tocava viola ou violão. Toda a produção do show, ao final, ficou excelente.
Preparamos cerca de 30 músicas para as apresentações. Os músicos eram o Cláudio (contrabaixo), Edi (bateria), Adalberto (órgão) e eu, que tocava guitarra, viola e flauta doce. O repertório era todo anotado, as introduções e arranjos em partituras para que nada fosse esquecido.
Em todas as ocasiões, nas casas de espetáculo ou teatros, nós tínhamos que instalar todo o instrumental com bastante antecedência, passar algumas músicas ou introduções, esperar que as equipes técnicas fizessem a marcação de luzes, posições, microfones e outros detalhes.
Lembro que em um show realizado
Foi uma temporada realmente muito proveitosa. Todos adquirimos mais experiência ao trabalhar musicalmente
João Ribeiro da Silva Neto
Do livro "O Big Brasa e minha vida musical" (1999)