Imi Lichtenfeld, o criador do Krav Magá

 

 

Nascido em 1910, Imi Lichtenfeld foi criado e educado em Bratislava, na antiga Checoslováquia. Jovem de natureza atlética, praticou durante a sua mocidade boxe e luta, desportos nos que resultou vencedor em alguns campeonatos, tanto a nível nacional como internacional. Mas foi o seu pais, instrutor de defesa pessoal, de quem Imi aprendeu boa parte das técnicas e tácticas da luta de rua que seriam mais tarde incorporadas ao sistema do Krav Magá ["combate de contato", em hebreu].

 

Inspirado e influído pelo seu pai, Imi aprendeu de ele numerosas técnicas de defesa pessoal. Durante os anos 30 teve que empregar os seus conhecimentos de luta nas ruas de Bratislava, para proteger-se a sim próprio e aos seus vizinhos judeus dos jovens fascistas do lugar.

 

As lutas de Imi para proteger à sua família e vizinhos converteram-no imediatamente numa pessoa pouca popular para as autoridades locais, devido ao qual em 1940 deixou o seu lugar.

Passou vários anos viajando, Imi Lichtenfeld chegou a Israel, entrando a formar parte da Haganá, desde dentro da qual combateu pela independência do Estado de Israel.

 

Na Haganá dou também grandes mostras da sua vocação de ensino, e aproveitou para ensinar aos soldados técnicas básicas de defesa pessoal. Após a formação do Estado de Israel, o Governo encarregou a Imi que desenvolvesse um sistema efetivo de defesa pessoal e combate, que posteriormente passaria a ser conhecido como Krav Magá.

 

Durante os vinte anos em que serviu nas IDF, Imi desenvolveu e aperfeiçoou o seu sistema de combate corpo a corpo. Desde 1964, em que o Krav Magá se abriu aos civis, as suas técnicas se estenderam velozmente à população israelense, graças à equipa de graduados altamente qualificados formados diretamente por Imi, e acreditados pelo Ministério de Educação de Israel como professores de Krav Maga para difundir os seus sistemas.

 

Em 1978, Imi e vários dos seus estudantes fundaram a Associação Krav Magá, uma variante do pugilato que se baseia em valores morais e humanos, enfatizando a integridade pessoal, a não-violência e a conduta humilde.

 

Imi morreu em 1998, mas com o seu legado tem salvado numerosas vidas e tem ajudado a que a gente podia viver segura e em paz. 

 

 



Exibir todas as matérias de Artes Marciais